23 Feb 2023

Retire do seu coração todo sentimento de egoísmo

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia’. Depois, Jesus disse a todos: ‘Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?’” (Lucas 9,22-25)

O tempo da Quaresma é um tempo para tornarmos uma firme decisão em renunciar a si mesmo, aceitando a nossa cruz diária. Renunciar a si mesmo é deixar as nossas próprias vontades que, em sua maioria, são vontades egoístas, que visam somente os nossos interesses pessoais, o nosso bem-estar e o nosso comodismo.

O egoísmo é essa atitude que nos faz pensar somente em nós próprios, tornando-se a fonte e a raiz de muitos outros pecados. E renunciar a si mesmo e tomar essa firme decisão de deixar esse amor exagerado aos próprios interesses para amar concretamente a Jesus Cristo e ao próximo é a proposta de Jesus no dia de hoje.

O egoísmo é esse desequilíbrio do amor de si mesmo ao desprezo do próximo

O egoísmo é a desordem do amor. A pessoa egoísta vive um exagero do amor a si mesmo, a ponto de desprezar a Deus e ao próximo. O que mais importa para o egoísta é o seu ego, por isso ele não é capaz de doar-se aos outros, e não se doando aos outros, o egoísta não assume a sua própria cruz.

O egoísta fará de tudo para conservar a sua própria vida, ele fará de tudo para fugir do sofrimento, ainda que seja necessário desprezar a vida do outro. Jesus, ao contrário, nos ensina que para segui-Lo é preciso deixar toda desordem do amor a si mesmo, do amor a si próprio para segui-Lo e amar o próximo, deixando toda a forma de egoísmo, todo o pensar em si mesmo para se doar ao próximo.

Jesus viveu o oposto do egoísmo; se o egoísmo é esse desequilíbrio do amor de si mesmo ao desprezo do próximo, Jesus viveu a perfeição do amor ao próximo, no desprezo e esquecimento de si mesmo, dando-se por inteiro na cruz.

Neste tempo quaresmal, meus irmãos, tomemos a firme decisão de abandonar toda forma de egoísmo na firme esperança dessa promessa de que aqueles que perdem a sua vida por causa de Jesus Cristo ganharão a vida eterna.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.