17 Apr 2022

Ressuscite com Cristo e busque as coisas do Alto

“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então, ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: ‘Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram’” (João 20,1-2).

Meus irmãos e minhas irmãs, para ela, Maria Madalena, foi muito desafiador tocar nesse mistério, pois, nós, hoje, já temos a evidência de tudo isso, mas, certamente, para ela e para os primeiros discípulos de Jesus foi um desafio acolher esta potência do amor de Deus manifestado em Jesus Ressuscitado.

Diz o Evangelho que Madalena vai ao túmulo de Jesus quando ainda era escuro. E isso não é um mero detalhe de uma temporalidade, mas é um detalhe de uma disposição interior, porque, aqui, esse escuro indica a dor, a incerteza, a dúvida; indica aquele momento em que nós precisamos buscar a Cristo, quando as luzes não se acendem; quando, talvez, a nossa experiência de fé passe pela dúvida, pelo medo, pela incerteza; passe por um momento de prova. Essa escuridão aqui reflete justamente a necessidade de buscarmos a Cristo, quando, ainda na nossa vida, existem trevas. Nós não podemos parar diante dessa escuridão; nós não podemos cessar a nossa busca — nem diante de uma situação, a mais dolorosa, talvez, uma experiência de morte que você tenha enfrentado na sua família, a perda de alguém —, nem mesmo uma experiência de morte deve cessar a nossa busca. Então, hoje, ao contemplar isso, contemple, na sua vida: quais são essas experiências de escuridão? Quais são esses momentos em que você é convidado, é convidada a buscar o coração de Cristo, no meio da incerteza, no meio do desânimo, da vontade de desistir de tudo, de deixar o seu caminho espiritual de lado?

Se nós ressuscitamos com Cristo, busquemos as coisas do Alto, onde Ele está sentado e onde nós também reinaremos com Ele para toda a eternidade

A ressurreição não é só dizer: “Façamos de conta que não aconteceu nada, vamos tocar a vida em frente”; mas é dizer: “Aconteceu tudo; aconteceu tudo porque, nesse mistério, está Cristo Ressuscitado”. E Ele é o Tudo da nossa vida! Então, as experiências de dor, as experiências de sofrimento pelas quais você passa, não faça de conta que elas não existem; elas existem e tocam a sua humanidade. Talvez, elas arranquem de você lágrimas e traga muitas dores e muitos sofrimentos, mas diga aqui, no meio dessa situação: “Aconteceu tudo porque Jesus está vivo!”. E Ele está ao teu lado.

Acontece aqui, na cena do Evangelho, um imprevisto: a pedra foi retirada. Isso aqui não estava no “script”, não era prevista essa realidade; mas ela acontece. O primeiro pensamento que Maria Madalena tem: “Roubaram o corpo”. Nós não nos acostumamos com as boas notícias; nós somos tendenciosos a pensar só nas coisas negativas, pois elas nos atraem muito (basta você perceber quando chega uma notícia ruim para você, no seu no seu WhatsApp, na sua rede social, a nossa tendência imediatamente é compartilhar, mas quando chegam as notícias boas, nós temos muita dificuldade de espalhá-las, de replicá-las, e é uma tendência do nosso coração que a ressurreição de Jesus também precisa tirar). Maria Madalena teve de se acostumar com aquela boa-nova; Maria Madalena teve de se impactar; se deixar impactar por aquela boa notícia; aquele bom imprevisto que aconteceu, pois aquela aparente ausência do corpo de Jesus indicava uma outra coisa: a Ressurreição. 

Por isso, hoje, na existência desses momentos, dessas ausências, desses vazios, atenção: Cristo está chegando com a sua ressurreição; Cristo está trazendo coisas novas! Levante o seu olhar para Cristo porque Ele faz novas todas as coisas, no poder da sua ressurreição. Então, neste dia, se nós ressuscitamos com Cristo, busquemos as coisas do Alto, onde Ele está sentado e onde nós também reinaremos com Ele para toda a eternidade.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

 

 

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.