15 May 2019

Permitamos que a luz de Jesus nos retire da escuridão

“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12,46).

Jesus não nos quer nas trevas nem na escuridão, não nos quer perdidos onde estamos. Ele nos quer na luz. Existe a escuridão maior onde a pessoa está perdida nos seus conceitos e valores, está vivendo uma vida mundana, é uma forma de estar com a mente obscura; e a pessoa, muitas vezes, se torna egoísta, orgulhosa, avarenta, ela não é capaz de perceber os males que ela realiza, as palavras duras que saem da sua boca.

Existe também como acontece conosco a possibilidade de conhecermos Jesus, mas não sermos plenamente iluminados por Ele. Não nos enganemos, porque nem tudo que reluz é luz, nem tudo que parece ser ouro é ouro. Vivemos num mundo onde tantas coisas são ilusórias, enganosas e aparentes. Compramos um perfume que parece original e só depois que usamos percebemos que não é; compramos coisas que são iguais às originais, mas, de repente, aparece a marca da falsificação, da enganação e da ilusão.

Podemos ser cristãos iludidos e enganados, porque nos iludimos muitas vezes; estamos em Jesus, mas não caminhamos plenamente na luz. Escondemos os nossos pecados e erros, e não permitimos que Jesus nos ilumine. Deixamos ali na penumbra: “Esse aqui não mexe, não se trata”. A pessoa está vivendo uma vida e fazendo coisas erradas e escondidas, e não quer sair desse mal, dessa escuridão. Às vezes, somos cristãos, seguidores de Cristo, mas somos os mais egoístas, os mais duros, grossos, sem educação, somos causadores de intrigas, maldades e perversidades.

Encontramos, no meio de nós, muitas coisas que não se encontram no mundo. A luz de Jesus para o mundo não deve estar direcionada somente para o mundo lá fora; essa luz tem de penetrar em nós, inclusive, em nossas igrejas, capelas e na espiritualidade que cultivamos, porque pode acontecer de trazermos pessoas para seguir Jesus e continuarmos caminhando na escuridão da vida.

Viemos ao mundo como luz e precisamos permitir que a luz de Jesus nos ilumine para não vivermos na escuridão

Não nos conformemos com a penumbra da luz, tenhamos a luz bem clara dentro da nossa casa para bem iluminar o ambiente. Não nos conformemos com a penumbra da alma, do espírito e do coração, mas nos permitamos ser iluminados por Jesus.

Não basta termos um terço na mão, uma cruz no pescoço, carregarmos uma medalha pequena ou grande. O que precisamos, mais do que esses sinais externos, que muitas vezes precisamos até tirá-los, é de luz interior.

Muitas vezes, nosso interior está totalmente confuso. Às vezes, seguimos Jesus mais perdidos do que achados; e não é que Jesus não nos achou, mas nós, em Deus, perdemo-nos d’Ele.

Facilmente, um discípulo se engana parecendo que está em Deus, mas deixando se perder em meio à escuridão. Viemos ao mundo como luz, e precisamos permitir que a luz de Jesus nos ilumine para não vivermos na escuridão.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.