26 May 2021

Peçamos a Deus a graça de servir aos irmãos

“Quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos” (Marcos 10,43).

Como precisamos aprender com Jesus qual é o significado de servir, qual é o significado de trabalhar para os outros, qual é a verdadeira grandeza da vida! Porque Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram movidos por um sentimento de grandeza, sentiram-se grandes e importantes, foram pedir a Jesus para um sentar-se à direita e o outro à esquerda.

Gostamos do reconhecimento, do aplauso, dos merecimentos; e o pior é que nos envaidecemos quando nos sobressaímos sobre os outros.

Os outros discípulos ficaram chateados e até com raiva dos dois irmãos, porque estavam todos no mesmo barco e foram pedir para serem melhores que os outros. O Mestre Jesus não se deixou levar pela discussão, acalmou o coração e explicou qual era o sentido verdadeiro da missão, no que consiste segui-Lo e no que consiste servir.

No mundo, os grandes, os chefes, eles oprimem, tiranizam e colocam-se acima dos outros, mas entre nós jamais deve ser assim. Entre nós há aquele que é chamado para uma função que exige mais responsabilidade, porque entre nós deve ter aquele que é o pai, aquela que é a mãe, aquele que é o chefe, aquele que é o líder.

Precisamos aprender com Jesus qual é o significado de servir, qual é o significado de trabalhar para os outros

O que é o líder para Jesus? É o servidor, é aquele que está fazendo o trabalho de lavar os pés dos seus irmãos. Não podemos ter na Igreja, entre nós, a mentalidade mundana, porque existem os grandes e os importantes no mundo.

O mundo segue a sua mentalidade, mas aqueles que são discípulos de Jesus não. Quem sente um chamado à liderança precisa aprender que ser líder é servir. Quem sente um chamado de estar à frente precisa saber que está à frente para cuidar bem dos outros.

Como o mundo de hoje carece de verdadeiros servos, de verdadeiros servidores, de pessoas que, realmente, se colocam à disposição para serem escravos de todos! Jesus é escravo, mas não é escravo da submissão. É o escravo de servir aos irmãos, de lavar os pés e cuidar deles.

As pessoas precisam mais de cuidados do que de pessoas que mandam, porque para mandar é o que mais tem! Todo mundo quer mandar; agora, cuidar é só para quem tem o coração como o de Jesus: manso, humilde e servidor.

Peçamos a Deus a graça de servirmos uns aos outros.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.