15 May 2020

Peçamos a Deus a graça de amarmos uns aos outros

“O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros” (João 15,16-17).

Creio que, pedir as coisas a Deus todos nós queremos, precisamos e sabemos. Porque escutamos o dia inteiro, pedidos de oração e temos muitos pedidos. E, por favor, não deixe de pedir, não deixe de suplicar, não deixe de buscar aquilo que a sua alma e o seu coração precisam, mas não mova a vida somente em uma direção. 

Assim como temos o direito de pedir e suplicar a Deus, Ele também tem o direito de nos pedir. E o pedido de Deus não é simplesmente um pedido, mas é uma ordem. “Eu vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Só queremos receber e é uma visão mundana da espiritualidade, mas, primeiro, precisamos querer viver. E precisamos pedir a Deus a graça sublime de sabermos amar uns aos outros, pois não sabemos nos amar.

É fácil amarmos quem gostamos muito, quem é muito afável a nós, quem faz o que queremos, quem segue a nossa cartilha, quem está tendo as mesmas ideologias, pensamentos e sentimentos que nós. Mas não é disso que Jesus está falando. Jesus está falando do amor que devemos ter uns com os outros. Todos os seguidores de Jesus precisam amá-Lo, mas também amar os seus irmãos.

O nosso amor a Jesus é, muitas vezes, hipócrita, queremos dar tudo a Jesus para d’Ele receber, mas nos esquivamos e maltratamos o outro, ignoramos e nos colocamos acima dos outros, criamos inimizades, separações e divisões.

Amemos uns aos outros porque somente amando seremos discípulos e seguidores de Jesus

O cristianismo é um escândalo para o mundo. Estamos aí querendo colocar força, exigir que nós, cristãos, mudaremos o mundo, mas não há mudança no mundo se os cristãos não se amam, se os discípulos de Jesus não amam uns aos outros com aquele amor que o Mestre nos amou. Não há discipulado de Jesus, se os discípulos d’Ele não sabem lavar os pés uns dos outros.

Cada vez mais, no meio de nós, criamos divisões, separações, brigas, confusões e desentendimentos em nome de Jesus. Basta ver as confusões que fazem em nome d’Ele por causa de dogmas, verdades, porque cada um é dono de uma verdade; por causa de conhecimento, porque cada um conhece mais do que o outro; por causa de política, porque um político é de Jesus e o outro não é. E, enfim, o mandamento do amor é massacrado e, muitas vezes, jogado no lixo.

Colocam a máscara da religião, a cruz no peito, o véu na cabeça, símbolos; criam postagens nas redes sociais, falam alto e gritam em nome de Jesus, mas o mandamento do amor é cada vez mais massacrado.

Se queremos ser amigos de Jesus e permanecer n’Ele, façamos o que Ele nos manda. E a primeira coisa que Ele nos manda, acima de todas as coisas, mais importante do que pregar, falar, cantar e ensinar, é amar. Amemos uns aos outros porque somente amando seremos discípulos e seguidores de Jesus.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.