19 Dec 2022

Peça ao Senhor que retire a incredulidade do seu coração

“Ela dizia: ‘Eis o que o Senhor fez por mim nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!’” (Lucas 1,25)

Meu irmão e minha irmã, este Evangelho de hoje fala a respeito da mudez de Zacarias. Zacarias, um sacerdote que oferecia sacrifícios no templo, chegou a vez dele oferecer os sacrifícios, e ele demorava ali dentro. Então, as pessoas que estavam fora notaram que ele estava tendo uma revelação.

Deus o visitou através do Anjo, e o Anjo anunciou que a sua esposa ficaria grávida. Isabel já era de idade avançada; Zacarias também. E, infelizmente, Zacarias duvidou, foi incrédulo, e por conta da sua incredulidade, ele ficou mudo.

Meus irmãos, Zacarias representa um povo que diz acreditar em Deus, mas desacredita; que confia, mas desconfia do Senhor. Precisamos ter também a nossa fé curada, precisamos ser curados de toda e qualquer incredulidade.

Há muito tempo Zacarias pedia a graça ao Senhor e, quando chegou o momento, ele não acreditou. Quantas vezes, meus irmãos, agimos assim também. Precisamos ter a nossa fé curada, precisamos ser curados da nossa incredulidade e crer que o Senhor está conosco.

Precisamos ser curados da nossa incredulidade e crer que o Senhor está conosco

E o bonito desse Evangelho é que, mesmo diante da fraqueza de Zacarias, ele cumpriu com a sua promessa, ele gerou juntamente com a sua esposa Isabel, João Batista. Ele foi capaz de ser pai, e sua esposa capaz de ser mãe, porque Deus não falha na Sua promessa, Ele cumpre com a Sua promessa mesmo diante da falta de fé, mesmo diante da incredulidade.

Por isso que, ao final, Isabel pôde dizer: “Eis o que o Senhor fez por mim nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”. Porque não ter filhos era um sinal de que a pessoa era amaldiçoada, era um mau sinal não ter filhos, e Deus visitou Isabel e Zacarias.

Meus irmãos, que Nosso Senhor também nos visite hoje na nossa falta de fé, e que, diante da incredulidade de Zacarias, possamos dar uma resposta de fé: “Senhor, eu creio! Que o Senhor também me visite, que o Senhor visite a minha família, que o Senhor visite a nossa humanidade tão incrédula, que precisa ser curada. E nós queremos também lhe pedir, Senhor, que visite a nossa humanidade mesmo na nossa incredulidade”.

Que as promessas do Senhor se cumpram em nosso meio, que a nossa resposta, irmãos, seja de abertura a esse Deus que está conosco, que bate a nossa porta. Abramos o nosso coração, a nossa alma e nos convertamos a esse Deus que veio habitar entre nós.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.