06 Oct 2020

Paremos para escutar a Palavra do Senhor

“Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra” (Lucas 10,39).

Quando Jesus vai à Betânia, vai à casa dos seus amigos; e a casa de seus amigos é, justamente, a casa de Marta, Maria e Lázaro. É interessante a forma como Jesus é recebido quando chega nessa casa de amigos.

Há aquele amigo que está ocupado com suas tarefas e obrigações e já sabe que Jesus é de casa, então, Jesus entra e a pessoa continua fazendo aquilo que são as suas obrigações e, depois, dá atenção para o Senhor.

Marta, na verdade, é a figura de cada um de nós demasiadamente atarefado e ocupado com obrigações, trabalhos, responsabilidades, e não são poucas as nossas ocupações, os nossos trabalhos, não é pouco dizermos: “Estou muito atarefado”.

E realmente temos as nossas tarefas, os nossos trabalhos, ocupações e responsabilidades. Às vezes, as 24 horas do dia não são suficientes para fazermos tudo o que temos de fazer. Mas aqui, cuidado! Porque o excesso de tarefas, o centralizar em nossas obrigações a razão de viver, vai tirando a nossa vida do eixo da graça, vai tirando a nossa vida do seu próprio sentido existencial. Se não temos tempo para Deus e para o nosso próximo, estamos vivendo uma vida ativista, mas não estamos vivendo uma vida na graça.

Se você que ser uma pessoa íntima e próxima de Deus, pare para escutar a Sua Palavra

Primeiro, se não temos tempo para nos sentarmos aos pés do Senhor para escutá-Lo, podemos fazer todo o trabalho para Deus: pregar, evangelizar, cuidar da minha casa, mas preciso escutá-Lo.

Quando Jesus exalta Maria porque ela escolheu a melhor parte e a melhor parte jamais lhe será tirada, é porque, na verdade, a única coisa que vai nos restar é o Senhor, o resto tudo mais será tirado de nós. Tudo mesmo: trabalho vai passar, empregos vão passar, oportunidades irão embora, as coisas materiais que cuidamos… Tudo isso vai passar; não permaneceremos com nada. Mas quando o Senhor é a nossa maior riqueza, ninguém pode tirá-Lo de nós.

Não podemos deixar de considerar como tempo mais precioso da nossa vida, o tempo que paramos para escutar o Senhor, para nos sentarmos aos pés d’Ele para ouvi-Lo. Escutamos todo mundo, escutamos fofocas, redes sociais, rádio, televisão, os barulhos todos que estão dentro de nós e, por isso, somos essas pessoas tão bagunçadas, desorientadas, desnorteadas porque tem barulhos de mais gritando dentro de nós.

Que beleza parar para escutar o Senhor! Esse deve ser o exercício mais importante da nossa vida! Se você que ser uma pessoa íntima e próxima de Deus, pare para escutar a Sua Palavra. Maria o fez, sentou-se aos Seus pés e a Palavra penetrou na sua vida e, por isso, ela é bem-aventurada.

Que a nossa vida também seja marcada pela bem-aventurança e pela felicidade que é verdadeira. Porque a felicidade maior é escutar o Senhor falando a nós por meio da Sua Palavra.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.