10 Jun 2020

Os mandamentos transformam a nossa relação com Deus

“Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5,19).

Precisamos praticar e viver os mandamentos do Senhor e não podemos ignorá-los ou vivê-los segundo as nossas conveniências. Escolho aquilo que vou viver e ignoro aquilo que não está de acordo com as minhas conveniências. De forma alguma, a Palavra de Deus não pode ser ignorada, não pode ser tratada de forma seletiva. Vivemos numa sociedade relativista onde relativizamos até a vivência da nossa fé.

Para alguns, viver o amor é amar só quem queremos, quem escolhemos e selecionamos. Para outros, amar a Deus é da forma que queremos, da forma que achamos e assim por diante.

Você pode dizer: “Eu amo meu próximo, mas não perdoo fulano e sicrano”. “Eu amo, mas falo mal da vida dos outros, porque sou assim”. Não podemos ignorar os mandamentos porque fazemos o que é errado e não nos esforçamos para viver o que é certo.

Na Lei de Deus o que é certo é certo e o que é errado é errado. Não é certo só aquilo que conseguimos viver, e errado só aquilo que consideramos errado, não se trata de um critério subjetivo de acordo com a conveniência ou as observações que temos dentro da nossa cabeça e do nosso coração.

Os mandamentos são respostas de amor a Deus  

O primeiro a ser formado somos nós, precisamos ser formados para uma consciência reta e iluminada, e não para uma consciência laxa, onde vamos vivendo de acordo com aquilo que achamos.

Temos de ter cuidado para que a obscuridade não conduza os nossos passos, porque o mundo em que vivemos é um mundo de muitas obscuridades, onde cada um forma os seus critérios ou vive de acordo com critérios que aprendeu de outros e cada um vai vivendo como quer e, por isso, o mundo está do jeito que está.

Permitamos que a mentalidade de Deus esteja em nós, porque precisamos não só aprender a praticar, mas ensinar os outros a viverem, porque não podemos desobedecer a um só desses mandamentos. “Eu acho oito mandamentos bons, mas tem aqueles dois que não concordo com eles. Não é uma questão de concordar, é uma questão de amar. Os mandamentos são respostas de amor a Deus, são os mandamentos que vão transformando a nossa relação com Ele.  

Na humildade podemos reconhecer as nossas dificuldades, nossas fraquezas e erros. Na humildade podemos e devemos reconhecer os limites que temos, só não podemos, em nome de uma falsa humildade, querer transformar o errado em certo, e ainda ensinar isso para os outros.

Há muitos fazendo dessa forma, há muitos exaltando o ressentimento, a mágoa, o rancor, a ofensa, a agressão em nome não sei de qual Evangelho, porque a Palavra de Deus é Palavra de Deus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.