28 Dec 2019

O Reino de Deus nos traz a vida plena

Levanta-te, pega o Menino e Sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o Menino para matá-Lo” (Mateus 2,13).

Herodes representa o poder destruidor desse mundo, o poder e a cultura da morte, aquele que persegue e, de fato, quer extinguir tudo aquilo que representa a vida, inclusive, a vida plena que Deus nos trouxe.

Herodes queria matar Jesus porque Ele representava uma ameaça para Herodes, representava uma ameaça para a sua tirania e para todos os tiranos da sociedade porque Jesus é o Senhor da vida.

Jesus não veio para usufruir de qualquer poder humano, de qualquer tirania humana, porque o Reino d’Ele não é desse mundo. O Reino d’Ele é da vida plena e da vida em abundância. E aqueles que não conhecem essa vida se opõem à vida que Deus nos trouxe.

Para tentar matar Jesus, para tentar encontrá-Lo porque Herodes não O conhecia, ele mandou matar todas as crianças da redondeza que tinham menos de dois anos e, por isso, uma grande matança, uma grande tragédia, um grande infanticídio ocorria naqueles arredores para que, de alguma forma, Jesus fosse eliminado.

O Reino de Deus não é deste mundo, o Reino d’Ele é da vida plena e da vida em abundância

Todo atentado contra a vida é um atentado contra Deus, contra Jesus. Toda a forma de eliminar a vida humana, toda a violência vinda de qualquer lado, de qualquer parte; toda a violência vivida que ataca a vida é um ataque a presença de Deus no meio de nós.

Na celebração do Natal, Jesus é aquele que se coloca ao lado dos que têm a vida ameaçada pelas perseguições e pela cultura da morte. Jesus é aquele que se coloca ao lado das vítimas, desde o aborto a outros crimes violentíssimos contra a vida: vida de crianças inocentes, vida de crianças no ventre de suas mães, vida de adolescentes e jovens, vida que se manifesta desde a primeira infância até a vida dos nossos idosos que, muitas vezes, estão morrendo por falta de cuidado, estão sendo eliminados pela cultura da morte, a cultura do descarte dos tempos em que vivemos.

Para anunciar Jesus não basta que Ele esteja na nossa vida particular, mas precisamos promover a vida desde a sua concepção até o seu entardecer mais longo.

Toda a vida é manifestação amorosa de Deus, por isso, hoje não celebramos a morte, pelo contrário, denunciamos a morte como algo perverso, enganador, denunciamos aqueles que promovem a morte como inimigos da graça de Deus, porque Ele veio trazer vida para todos.

Cuidemos da vida de nossas crianças, de nossos jovens e de nossos idosos. Promovamos a vida porque a vida que vivemos aqui, com curtos dias, muitos dias, não importa a quantidade de dias, pertence a Deus. A Ele devemos dar contas, no entardecer da vida, do nosso viver.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.