12 Nov 2020

O Reino de Deus chega de forma simples e humilde

“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós” (Lucas 17,20-21).

Há, no meio de nós, muitas pessoas que são alarmistas, elas gostam do alarde, do alarme: “Olha, Jesus está voltando”. Já vi isso até em placas, em outdoors e em tantos lugares. É óbvio que Jesus está voltando, mas, mais do que voltando, Ele já está no meio de nós. Essa é a primeira graça, é a primeira realidade que precisamos reconhecer: Ele vive, está no meio de nós e já veio até nós.

Sei que Ele virá na segunda vinda definitiva, mas se não abracei a Sua primeira vinda, como vou abraçar a Sua vinda definitiva? Então, o Reino de Deus, o qual Jesus está hoje se referindo, não vem de forma ostensiva, ou seja, onde faz todo um alarde para dizer que Ele está chegando.

Não! O Reino de Deus chega de forma simples e humilde, mas, se não prestarmos atenção, não o reconheceremos. Só quem realmente despoja o coração do orgulho, da soberba e, na simplicidade, acolhe o Reino de Deus,  é quem experimenta a Sua presença viva no meio de nós.

O Reino de Deus chegou em Maria, no ventre d’Ela; o Reino de Deus veio a nós em um nascimento simples e pobre em Belém, aconteceu na Galileia, onde Jesus pregava e anunciava o Reino de Deus.

O Reino de Deus gera confiança e amor; gera corações que se voltam para Deus com muita generosidade

O Reino de Deus está acontecendo. Não fique esperando coisas grandiosas, não fique esperando guerras, conflitos e sinais no Céu. Quando isso chegar, para nós não será nenhuma novidade, porque já estaremos preparados, munidos, agraciados; e não importa se vai ser aqui ou acolá, não precisamos ficar atrás de Armagedom, de filmes apocalípticos, não precisaremos ficar promovendo medo, terror e pavor no coração das pessoas. Não é assim que o Reino de Deus se manifesta.

O Reino de Deus não gera medo, pavor e pânico. O Reino de Deus gera confiança e amor; gera corações que se voltam para Deus com muita generosidade e não por temeridade. Por isso, o Reino de Deus está no meio de nós, não é preciso buscar naquele monte nem em outro monte; pois, onde você estiver, o Reino de Deus vai estar acontecendo.

Podem até dizer: “Nossa Senhora apareceu lá” – Maravilha! -, Ela apareceu em Fátima, em Lourdes como sinal, mas tanto em Fátima, como em Lourdes, como na sua casa, na sua igreja, como aqui, o Reino de Deus está aqui. Não é preciso ir buscar em nenhum outro lugar onde o sol está brilhando, onde o sol está caindo. É preciso buscar o Reino de Deus onde ele brilha: no meio de nós pelas virtudes, pelas boas obras e pela fidelidade ao Evangelho. É aqui que o Reino de Deus acontece!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.