25 May 2022

O Espírito Santo conduz a sua vida à verdade plena

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade’” (João 16,12-13).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, a vida espiritual é uma gradualidade, a vida espiritual é um crescimento que todos nós temos que viver. São etapas, são fases que nós passamos de um amadurecimento na nossa experiência de fé.

Jesus afirmou: “Tenho muitas coisas ainda para dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora”, porque Jesus respeita a fase de amadurecimento dos Seus discípulos, e Ele respeita cada um de nós.

Tem muita coisa na nossa vida que não compreendemos. Certamente, você passa por situações e tem muitos questionamentos e realidades que, hoje, não tem capacidade de compreender. É assim, faz parte da vida cristã essa gradualidade! Não existe um momento na nossa vida onde nós entendemos tudo. Não vamos chegar a isso, porque vai existir sempre o elemento do mistério. Senão, seríamos como Deus, e nós não somos; somos criaturas, somos limitados.

O mistério de Deus vai sempre mais além, o mistério de Deus nos supera sempre. Deus fica sempre um pouco escondido para que o nosso coração não se acostume, para que o nosso coração esteja sempre inquieto na busca do Senhor, nesse amadurecimento de fé. Então, não somos capazes de exaurir ou de esgotar todas as explicações no momento que estamos vivendo.

Talvez você esteja passando por uma situação, e vai se dar conta disso, você vai ser incapaz de absorver tudo que essa situação pode lhe dar e pode ensiná-lo hoje. Mas, calma, pouco a pouco vá experimentando a graça de Deus, vá permitindo que o seu coração e a sua mente se alarguem pouco a pouco, e esse mistério vai sendo traduzido para você.

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, por isso o Espírito Santo vai saber nos conduzir à plena verdade

Jesus veio para nos dar a revelação plena da verdade — Exato, correto! Ele veio para revelar a verdade, mas ela se apresenta sempre de forma nova, ela se apresenta sempre a nós numa gradualidade. Jesus não violenta ninguém, Jesus não tira de nós a liberdade até mesmo da nossa limitação de tempo, de lugar, de espaço, para que essas verdades, pouco a pouco, sejam assimiladas e sejam vividas.

O futuro abre-nos, hoje, para uma possibilidade de esperarmos no Senhor. Quando Jesus diz: “Eu vou revelar ainda muita coisa”, “O Espírito vai conduzir ainda à plena verdade”, essa ideia de futuro não pode nos incomodar. Precisamos nos abrir no hoje e no agora ao que Deus nos fala. Não nos preocupemos de uma forma exagerada com o nosso futuro, com o amanhã. Vivamos o hoje, mergulhemos o nosso coração no hoje e no agora. Não é assim que nós acreditamos? Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.

Por isso o Espírito Santo vai saber nos conduzir à plena verdade, mas Ele quer nos dar uma síntese daquilo que está acontecendo conosco hoje. O Espírito Santo quer conduzir você a compreender o que está lhe acontecendo hoje, no agora da sua vida. Então, abra o seu coração, permita que Ele faça esse movimento dentro de você. Pouco a pouco, a verdade de Cristo vai sendo assimilada e vai sendo acolhida dentro de nós.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.