19 Feb 2023

No caminho do amor, você encontrará a perfeição do Pai

“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!” (Mateus 5,43-48).

Jesus nos ensina que, para nos tornarmos legítimos filhos de Deus Pai, precisamos percorrer o caminho extraordinário do amor que nos leva à perfeição. Deus Pai quer que sejamos perfeitos como Ele é perfeito, quer que sejamos santos como Ele é santo. E, pela graça do batismo, nos tornamos filhos daquele que é Santo, filhos daquele que é perfeito. Por isso, se nós somos filhos do Perfeito, significa que nós também podemos alcançar a perfeição a partir do seguimento de Seus ensinamentos.

Jesus nos ensina esse caminho extraordinário que nos leva ao Pai — o caminho do amor. E como um filho que quanto mais se relaciona com o seu pai, quanto mais está próximo de seu pai, vai ali adquirindo os hábitos, a afeição do seu pai, os costumes do seu pai, nós também quanto mais nos relacionamos com Jesus Cristo, quanto mais estamos próximo d’Ele, também iremos adquirir as suas feições, iremos adquirir os seus hábitos, os seus gestos, as feições da santidade.

Precisamos percorrer o caminho extraordinário do amor que nos leva à perfeição

Porque Jesus não só ensinou com palavras a amar os inimigos e a rezar por eles, como também vivenciou isso na cruz. E na cruz Jesus amou a todos, na cruz Ele viveu esse extraordinário amor àqueles que não O amavam. O amor de Deus Pai foi derramado na cruz de Seu Filho, como essa chuva abundante que cai e não faz distinção entre bons e maus, mas atinge a todos que se expõem a ela.

A proposta de Jesus é clara, meus irmãos, é inovadora e extraordinária. Amar os inimigos e rezar por aqueles que nos perseguem é a única forma de nos tornarmos perfeitos e santos, como Deus quer que nós sejamos. É por meio do caminho do amor, esse é o critério que nos torna filhos de Deus, pois não é possível ter um Deus que é Pai todo santo, justo e continuar praticando a injustiça e permanecer nas imperfeições.

Deus ama a todos sem distinção — bons e maus —, mas o seu amor é para que nós deixemos a nossa maldade. Ele nos ama para deixarmos de sermos injustos e maus. O nosso perdão e o nosso amor transformam a nossa vida e a vida daqueles que convivem conosco. Não é um caminho fácil, mas é o único caminho extraordinário do amor.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.