18 Dec 2022

Não tema receber a Virgem Maria em seu coração

“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: ‘José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo’”. (Mateus 1,20)

Temos também como personagem da Sagrada Escritura, que nos ajuda a festejar o Natal do Senhor que se aproxima, a figura de José. José, como disse a Sagrada Escritura: o homem justo.

O homem justo é aquele que observava a Lei? Sim! O homem justo é aquele que também fazia a vontade de Nosso Senhor, do Pai do Céu.

É interessante que, na Sagrada Escritura, os autores não dão esse título, não dão essa virtude a tantas pessoas não. Por exemplo, Abraão também é conhecido como “o justo”, e um outro personagem? José. Ele é considerado justo também.

No costume judaico havia — podemos dizer assim — duas fases em que os noivos, os casais viviam até chegar o casamento. A primeira fase era aquela como que um “noivado” mesmo, ainda não se coabita, mas se verifica a residência, por exemplo. Então, já há ali um compromisso. E, depois, a celebração em si, a santificação em si, e aí sim os noivos coabitam, estão juntos.

Não tenhamos medo de receber Maria que nos dá o Cristo, não tenhamos medo de receber a salvação

A situação em que Maria ficou grávida foi, nesse primeiro momento, do casamento, eles, ainda como noivos, não viviam juntos, e ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. E José não sabia evidentemente disso, mas, sendo justo, não quis difamá-la, não quis denunciá-la.

Ele quis em segredo. Ou seja, São José, de alguma maneira, estava assumindo para si a culpa, mas o Anjo do Senhor o visitou, acalmou e tranquilizou o coração de José. Disse a ele: “Não temas, José, receber Maria como tua esposa, porque Ela vai conceber pela ação do Espírito Santo. Ela vai conceber o Messias, o Cristo, o Emanuel, aquele a quem você vai dar o nome, aquele a quem você vai se responsabilizar”.

Meus irmãos, José, o grande patrono da Igreja, cuidou desses tesouros da Igreja: o Cristo e Maria. Ele não temeu receber Maria, porque ao recebê-la, ele estava recebendo Jesus; ao receber Jesus ele recebia a salvação.

Meus irmãos, não tenhamos medo de receber Maria que nos dá o Cristo, não tenhamos medo de receber a salvação. De maneira alguma a nossa devoção, o nosso amor por Nossa Senhora nos afasta de Cristo, pelo contrário, nos aproxima ainda mais d’Ele.

Que a nossa devoção e nossa espiritualidade mariana cresça ainda mais, porque Ela nos leva a Cristo, nos leva à salvação que é Cristo. A exemplo de José, acolhamos Maria, acolhamos Jesus, acolhamos a salvação.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.