16 May 2022

Faça do seu coração uma morada segura

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele’. Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?’ Jesus respondeu-lhe: ‘Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada’” (João 14,21-23).

Veja a possibilidade que o Senhor nos dá de amá-Lo, de obedecermos aos Seus mandamentos e tornarmo-nos morada de Deus, lugar da habitação d’Ele. E o que é amar Cristo? O que significa amar Jesus Cristo?

Temos que nos desassociar, muitas vezes, desses conceitos errados de amor. Tudo o que se vê por aí diz-se que é amor, e onde tem amor está tudo “ok. Mas o que significa realmente amar alguém?

O amor não se prende aos sentimentos, o amor não é só raciocínio (pensamento); o amor é prática, o amor é ato, o amor é uma decisão, mas uma decisão muito prática que se traduz em um comportamento. Não que o amor seja meramente prática exterior (fazer coisas), não que o amor não possa ter as expressões de amor.

Como é bonito quando o amor se manifesta através do afeto, da ternura e dos gestos concretos! Isso é maravilhoso! Mas o amor precisa ser uma verdade, o amor precisa se tornar uma lei, o amor precisa ser essa força motora que nos coloca na vida dispostos a superar todas as coisas. Daí, ele se torna a casa de Deus, o nosso coração se torna casa de Deus, porque quem ama de verdade se torna um pedaço do Céu. Essa pessoa, que realmente é morada de Deus, onde Deus habita, ela passa a ser um pedaço do Céu.

Um coração que ama de verdade é morada de Deus, é morada para Deus e é morada para as outras pessoas

Veja que responsabilidade o Senhor nos dá. Ele nos dá a graça de nos sentirmos profundamente amados por Ele, e Ele nos dá também uma grande responsabilidade de sermos no mundo — e “mundo” que falo aqui é na sua família, é na sua faculdade, no seu ambiente de trabalho, são as realidades que circundam você, realidades muito próximas, na sua comunidade, na sua paróquia. Somos chamados a ser um sinal do amor de Cristo nessas realidades, somos chamados a ser um pedaço de Céu na vida das pessoas. Que responsabilidade!

Um coração que ama de verdade é morada de Deus, é morada para Deus e é morada para as outras pessoas, porque as pessoas encontram lugar no nosso coração. Como é ruim quando conservamos, no nosso coração, os julgamentos, os preconceitos; quando, no nosso coração, não tem espaço para acolher as pessoas, todas as pessoas nas suas realidades mais dolorosas, mais difíceis, mais frágeis. Por isso é um imperativo para nós amar como Cristo nos amou e, incondicionalmente, para que o nosso coração seja realmente morada de Deus e morada também para os nossos irmãos. Que o Senhor nos conceda esta graça!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.