09 Apr 2023

Esteja atento aos sinais da Ressurreição do Senhor

“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então, ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: ‘Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram’. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então, entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou” (João 20,1-8).

Jesus Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou, aleluia, aleluia! Hoje, meus irmãos, somos invadidos por esta suprema verdade: Jesus está vivo, o sepulcro está vazio. Somos impulsionados também, pela fé, a nos dirigirmos, assim como Maria Madalena, Pedro e João, até o sepulcro, e lá encontrarmos os sinais que testemunham a Ressurreição.

É interessante notarmos que, no relato do Evangelho de hoje, nenhum dos três — Maria Madalena, Pedro e João —, viram propriamente o Senhor ressuscitado, eles apenas dizem: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”, disse Maria Madalena.

Os amantes do Senhor, os servos, estão sempre atentos aos sinais deixados por Ele

Mas João, o discípulo amado do Senhor, ao entrar no túmulo, depois de Pedro, observou um sinal deixado pelo Senhor. De todas as faixas de linho que envolveram o corpo do Senhor, havia um lenço que foi colocado sobre a cabeça d’Ele, que estava enrolado num lugar à parte, vai dizer o versículo 7. Certamente, esse lenço foi deixado dessa forma por algum motivo muito significativo, ao qual ser observado pelo discípulo amado foi o sinal que o fez acreditar.

Vai dizer uma antiga tradição hebraica que, durante a refeição, o lenço dobrado era uma forma de comunicação entre o senhor e o seu servo. O servo — que tinha a obrigação de servir à mesa e de deixá-la exatamente como o senhor queria —, precisava ficar fora durante a refeição e só retornava assim que o senhor se levantava, e o sinal que o senhor deixava para mostrar que já tinha terminado era o lenço: se o lenço estivesse simplesmente jogado sobre a mesa, era porque já havia terminado a refeição, agora, se o lenço estivesse dobrado, era sinal de que não havia terminado, ou seja, ele retornaria.

João viu e acreditou, ele acreditou que não havia sido o fim, que o seu Senhor, o seu amado retornaria e, de fato, já havia retornado.

Os amantes do Senhor, os servos, estão sempre atentos aos sinais deixados por Ele, sinais que nos revelam a Sua ressurreição. Por isso, meus irmãos, neste dia santo, este dia de Páscoa, estejamos sempre atentos aos sinais que revelam a nossa fé, aos sinais da ressurreição do Senhor. Que, neste dia, possamos ser fortalecidos pelos sinais da vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte. Estejamos atentos, Jesus Cristo está vivo! E Ele se revela a cada um de nós.

Quero desejar a você, antes da bênção, uma feliz e abençoada Páscoa!

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.