09 Oct 2017

Deus deve ser o nosso primeiro amor

Quando Deus é o amor primeiro, os outros amores se ordenam dentro de nós

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” (Lucas 10,27).

No Evangelho de hoje, vemos que um mestre da Lei queria colocar Jesus em situação difícil. Deus, ao contrário, quer nos tirar das situações complicadas da vida, Ele não nos quer vivendo nas situações que nos perdem e nos tiram da direção e do rumo da vida. Para não nos perdermos nas situações complicadas, a resposta dada ao Mestre da Lei é a resposta da vida: “Amarás o Senhor teu Deus com o coração, com a alma, o entendimento, a inteligência e a vontade”. Aqui, é todo o nosso ser centrado e direcionado no amor acima de toda e qualquer coisa. É primazia, é escolha fundamental e principal da nossa vida.

Eu creio que todas as pessoas de boa vontade amam a Deus, só não sabemos se O amamos sobre todas as coisas, porque o mais difícil é amá-Lo com todo o coração, com toda a alma e todo entendimento. “Amamos Deus. Como não amá-Lo?” Amá-Lo de verdade, com preferência e primazia, é o desafio da nossa vida.

Se nossa vida, muitas vezes, anda deslocada, sem foco, perdida e sem direção, precisamos direcionar o foco dela. E o que dá foco, direção e sentido a nossa vida é o amor.

Onde está o nosso amor? Onde o colocamos? Não vivemos sem amar, porque amar é o que há de mais profundo dentro de nós. Para onde estamos direcionado o amor do nosso coração? Se ele é centrado, em primeiro lugar, em Deus, se é focado no Senhor – e Ele é o amor primeiro do nosso coração e da nossa alma –, podemos ter certeza que tudo que vamos amar será muito bem amado.

Vamos amar bem nossa família, nossa esposa, nosso marido e filhos, pois, se invertemos a ordem, se amarmos outras coisas para depois amar Deus, perceberemos que os amores dentro de nós ficarão num sufoco, e o nosso coração viverá uma bagunça. Toda essa desordem é por uma só razão: não termos foco no nosso amor.

Quando Deus é o amor primeiro, os outros amores se ordenam dentro de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.