24 Apr 2021

Deixemo-nos transformar pela Eucaristia

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (João 6,58-59).

Preciso dizer que o discurso eucarístico de Jesus, a verdade eucarística trazida por Ele, a verdade de que é necessário alimentar-se do Seu Corpo e do Seu Sangue para ter a vida, é uma linguagem dura, difícil de ser compreendida e mais difícil de ser aceita e vivida.

Sei que falando superficialmente é bonito, mas ter compromisso com a vida eucarística é somente para quem morre para que Cristo viva. Muitos daqueles discípulos de Jesus acharam muito dura essa vida, acharam muito duro aquilo que escutaram e começaram a murmurar: “Isso é muito difícil”. E Jesus foi firme: “As palavras que vos falo são espírito e vida”, a carne para nada serve, é só para enganar, porque quem dá vida é o Espírito, por isso quem nos dá vida é o Espírito Santo; quem dá vida à Eucaristia, quem dá forma à Eucaristia é o Espírito.

A Eucaristia renova todas as coisas, a Eucaristia traz vida plena, eterna e com significados para nós

É no Espírito que a Eucaristia age em nós e transforma o nosso interior, não é simplesmente de uma forma humana, mas para ter vida no Espírito é preciso ter empenho, é preciso dedicar-se, debruçar-se, dobrar-se, quebrar-se. E como é duro nós nos quebrarmos, redobrarmo-nos, humilharmo-nos e descermos para que a vida de Deus esteja em nós! Por isso, muitos não estiveram dispostos a seguir esse ensinamento de Jesus, e na sinceridade de coração deixaram, abandonaram, esmoreceram e seguiram por outros caminhos.

Mesmo nós que estamos na vida em Deus sabemos que não é fácil, mas não é que é difícil o Reino de Deus, o que é difícil é cedermos, quebrarmos o orgulho e a soberba, é descermos de nossas vaidades, porque vida eucarística exige desdobrar-se, exige empenho por uma vida mística, por contemplação, por adoração, exige empenho para que morra o homem velho e o homem novo esteja em nós.

A Eucaristia renova todas as coisas, a Eucaristia traz vida plena, eterna e com significados para nós. Vida eucarística é vida de cruz, é vida de comunhão com Jesus.

É preciso romper a comunhão com o mundo para viver a comunhão com a eternidade de Deus em nós. Talvez não seja difícil entrar na fila da comunhão, talvez não seja difícil estender a mão para que o padre coloque o pão em nossas mãos. O que é difícil é levar a vida eucarística, é deixar-se transformar pela Eucaristia que recebemos. A quem nós iremos? Quem dará significado a nossa vida? Só Ele tem palavras de vida eterna, só Ele traz significado e valor à nossa vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.