12 Apr 2023

Deixe-se envolver pela Palavra de Deus

“‘Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?’ E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: ‘Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!’ Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: ‘Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?’”. (Lucas 24,25-32)

A liturgia de hoje nos relata a aparição de Jesus ressuscitado a dois discípulos de um povoado, chamado Emaús. Os dois estavam desapontados, entristecidos com tudo que havia acontecido; em seus corações restavam apenas a amargura pelos sonhos desfeitos, a esperança foi crucificada. Vai dizer eles: “Nós esperávamos que Ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram!”.

A Palavra de Deus tem o poder de nos devolver a alegria e a esperança em saber que Jesus está vivo

E enquanto caminhavam de volta, desapontados, entristecidos, conversando sobre aquelas coisas que haviam acontecido em Jerusalém, eis que o próprio Jesus se coloca no meio deles. E mesmo tendo ouvido dizer que o túmulo estava vazio, a tristeza e o desapontamento foram tão grandes, que eles não foram capazes de reconhecer que Jesus caminhava ao lado deles.

Meus irmãos, a decepção e a tristeza causadas, às vezes, pelas expectativas que nós criamos nos tornam pessoas lentas na fé; lentos e insensíveis de coração para acreditar.

Jesus está vivo e Ele caminha do nosso lado. E o mesmo Jesus que explicou as Escrituras aos discípulos no caminho de Emaús, agora nos fala por meio do Seu Evangelho. O que precisamos é deixar nos envolver por Sua Palavra.

Porque a Palavra de Deus tem o poder de fazer arder os corações mais frios e incrédulos. A Palavra de Deus tem o poder de nos devolver a alegria e a esperança em saber que Jesus está vivo e caminha ao nosso lado. Por isso, deixemo-nos envolver pela Palavra de Deus, Ele está conosco, Jesus caminha ao nosso lado. Os discípulos disseram: “Não ardia o nosso coração enquanto Ele falava conosco?”; e, ao partir o pão, eles reconheceram que era Jesus vivo.

Jesus está presente na Sua Palavra e na Eucaristia. Busquemos com ardor, deixemo-nos envolver por Sua Palavra e amemos a Jesus que se encontra presente na Eucaristia.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.