13 Jun 2021

Cultivemos boas sementes em nosso coração

“O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra” (Marcos 4,26).

As parábolas de Jesus são tiradas do contexto da vida cotidiana. Numa sociedade agropastoril como era a sociedade da época de Jesus em Israel, leva o Senhor a explicar o Reino de Deus a partir da dinâmica da vida. E que beleza olhar o trabalho do agricultor: ele pega a semente, espalha-a sobre a terra para que, daquela semente, venham os frutos de tudo aquilo que plantou.

A semente é uma semente e ninguém dá muita importância, pois mesmo depois que degustamos e saboreamos o fruto, a semente nós jogamos fora. É gostosa e saborosa a fruta em nossa boca, mas o que não podemos nos esquecer é de que ela vem da semente, e se temos uma árvore frondosa, ela não se tornou a árvore da noite para o dia, nem é fruto do acaso, ela é fruto que veio de uma semente que o agricultor, que o plantador, que alguém jogou sobre a terra.

O que é nossa vida? Também somos frutos das sementes que jogaram em nós, que semearam em nós. Éramos ainda crianças quando os nossos pais semearam em nosso coração educação, princípios e valores.

Temos que espalhar a boa semente no mundo, em nossas casas, em nossas famílias, em nossos filhos

A sociedade vive de semear a sua cultura, e à medida que você absorve aquilo que está sendo semeado e guarda a semente, essa semente fica, cresce e os frutos depois se percebe. Mas a semente na qual nós precisamos prestar atenção é a boa semente.

Semeie a boa semente. É preciso vencer a ansiedade de ver a árvore pronta e saber cuidar da semente. A comparação que Jesus nos traz hoje é justamente nos mostrar que o Reino de Deus é como um grão de mostarda. E se coloca um grão de mostarda na palma da mão, você não o enxerga praticamente, de tão pequeno, insignificante e sem importância. Mas cuide, fecunde, deixe esse grão crescer para depois ver que beleza é a árvore que ele se torna.

Como precisamos saber dar valor às pequenas coisas, porque o Reino de Deus é assim, muitos deixaram de colher os frutos porque não cultivaram a semente.

Levou a criança para ser batizada? Que semente maravilhosa, é a semente da graça, mas não cultivou o batismo, não cultivou aquilo que foi semeado e plantado; e muitas vezes, perde-se não por falta de semente, mas por falta de cuidado.

Do outro lado, se você cultiva essa semente, quantos santos, quantas vidas bem-aventuradas, quantas vidas salvas, porque cuidaram da boa semente semeada no coração!

Por isso, hoje, precisamos dar atenção às sementinhas que colocamos no coração das nossas crianças e em nosso coração, porque temos que espalhar a boa semente no mundo, em nossas casas, em nossas famílias, em nossos filhos, porque a boa semente pequena e insignificante, se cuidada e cultivada, produz os frutos de salvação na vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.