15 Feb 2022

Cristo é o pão que nunca pode faltar em sua vida

“Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: ‘Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes’” (Marcos 8,14-15)

Jesus se preocupa com a totalidade da pessoa. Embora, muitas vezes, nós pensemos que a realidade religiosa ou aquilo que Jesus veio ensinar é só a preocupação de levar a nossa alma para o Céu, os filhos de Deus para o coração do Pai, Jesus se preocupa com a totalidade da pessoa. Tudo o que diz respeito ao ser humano interessa a Jesus. Então, qualquer coisa que faça parte da sua vida é do interesse de Jesus.

Sabemos que a pessoa tem necessidades físicas, afetivas, espirituais… E a fé deve tocar todas essas dimensões da pessoa. O nosso jeito, até mesmo de lidar com a comida, precisa ser evangelizado. A maneira como nós lidamos com as nossas necessidades biológicas e físicas precisa ser evangelizado. Tudo em nós precisa passar pela experiência da Palavra de Deus e da luz de Deus. Uma vida preocupada apenas na dimensão física, afetiva ou espiritual pode danificar uma dimensão ou outra. Se a pessoa se fixa apenas na preocupação com a sua dimensão física, a sua realidade espiritual pode estar comprometida e a sua salvação pode estar em jogo. Se a pessoa tem uma ênfase muito grande à sua realidade afetiva, ela também pode deixar de lado as outras dimensões, que são todas muito importantes.

Precisamos dar atenção a isso que Jesus nos pede: o pão, que é Cristo, nunca pode faltar na barca da nossa vida

Mas o pão de que fala Jesus é Ele mesmo, Ele é o Pão, é a Sua vida, é todo o Seu ser. Cristo, o Pão Vivo, está sempre rodeado do fermento dos fariseus e dos Herodes – Jesus faz menção a isso –, mas o que isso significa, o cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes? Fariseus: o perigo de uma religiosidade perversa, presa na exterioridade, uma religiosidade muito rígida, muito legalista, muito fria. Esta é a atenção que nós precisamos ter! Depois, Jesus fala do cuidado com o fermento de Herodes. O que isso significa? O poder, o interesse, o aproveitamento, o domínio, o controle das liberdades. Estamos falando aqui do rei Herodes que quis, muitas vezes, pautar a sua vida nessas realidades: no poder, no interesse, no aproveitamento, no domínio e no controle das liberdades.

Então, Jesus diz: “Cuidado com esse fermento para que o pão que vocês têm à disposição, que é a minha vida, que é a vida de Cristo, não seja pouco a pouco corrompido”. Precisamos dar atenção a isso que Jesus nos pede: o Pão, que é Cristo, nunca pode faltar na barca da nossa vida. Você vai comprar o seu pãozinho de cada dia, você vai se ocupar das suas necessidades materiais. É claro, e isso é louvável! Mas o pão da vida que é Cristo nunca pode faltar na nossa vida. E Ele nos dá o equilíbrio de todas as outras dimensões.

Peçamos ao Senhor a graça de que nunca nos falte esse pão vivo descido do Céu para alimento da nossa alma.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.