21 Apr 2023

Com despojamento, ofereça o seu pouco para Deus

“Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: ‘Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?’ Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: ‘Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um’. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: ‘Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?’” (João 6,5-9)

No Evangelho de hoje, Jesus, após uma longa jornada, realizando muitos sinais, pregando e falando sobre o Reino de Deus, compadece-se da multidão que O seguia. E aproveita essa situação para ensinar algo muito importante aos Seus discípulos.

Jesus sentiu pena daquela multidão porque eles voltariam para a casa de estômago vazio, e pediu aos apóstolos que os alimentassem. Esse pedido do Senhor talvez não caísse muito bem para os discípulos, pois eles também estavam cansados e fatigados da missão, mas Jesus sabia muito bem o que lhes pedia, Ele sabia que era difícil esse pedido, mas, mesmo assim, pediu, porque Ele tinha algo importante para lhes ensinar.

O Senhor também nos pede coisas difíceis, muitas vezes, coisas que nos parecem ser impossíveis de realizar, coisas difíceis de serem cumpridas, mas a medida da nossa confiança e entrega será também a medida do milagre que acontecerá.

É com despojamento e confiança que provaremos a grandeza e a bondade de Deus

Jesus é o Deus do impossível, Ele fez esse pedido já sabendo o que realizaria, e Ele nos ensina que o pouco que nós oferecemos, quando nós o oferecemos com confiança e despojamento, é a partir daí a medida da abundância da Sua graça. A Sua graça se manifesta também na nossa confiança e no nosso despojamento.

No fundo, o que o Senhor quer com esse “dar-lhes algo para comer” é que os apóstolos confiem n’Ele, e não tanto naquilo que eles tinham. Porque eles não tinham nada para oferecer, era muito pouco o que eles tinham ali. Na verdade, era uma criança que oferecia os pães e os peixes.

Mas o Senhor quer exercitar em nós a confiança de sabermos oferecer sim o pouco que nós temos. Na verdade, na maioria das vezes, diante daquilo que o Senhor nos pede, iremos, de fato, conseguir fazer muito pouco, quase nada, mas o que realmente o Senhor deseja é que nós tenhamos confiança e ofereçamos com despojamento o pouco que nós temos.

Ainda que o nosso recurso seja bem pouco, seja bem escasso, ainda que o que nós possamos fazer para o Senhor seja insuficiente, ainda assim, a nossa confiança em Deus precisa ser grande. E a partir da nossa confiança, nós também teremos grandes resultados.

É desse modo, meus irmãos, com despojamento e com confiança, que provaremos a grandeza e a bondade de Deus.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.