29 Oct 2016

Busquemos estar na presença de Deus

Não busquemos os primeiros lugares, não busquemos estar à frente ou acima dos outros. Busquemos o lugar que é junto de Deus!

“Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares” (Lucas 14, 7).

 

Hoje, Jesus está sendo convidado para comer na casa de um dos chefes da sinagoga. Nesta casa, Jesus observa como as pessoas chegam e fazem questão de escolher os primeiros lugares. Ele apenas observa e não perde a oportunidade para semear a Palavra. E um dos recursos mais queridos por Jesus, para fazer a graça de Deus ser anunciada é contar parábolas (histórias que tem profundos ensinamentos de fé e moral).

Na parábola de hoje, Ele conta justamente quando o dono da casa faz uma festa e convida tantas pessoas. Aqueles que chegam ocupam os primeiros lugares, depois ele [dono da casa] chega e diz: “Vocês precisam desocupar este lugar porque têm pessoas mais importantes que foram convidadas e vão ocupar estes lugares”.

Envergonhada fica aquela pessoa que já chegou para ocupar aquele lugar. Vai ter que sair de fininho e procurar outro lugar, talvez vai ser um dos últimos lugares ou nem tenha lugar para se sentar.

Isso acontece em tantas situações, por exemplo, somos convidados para um jantar, para um almoço, para uma festa ou qualquer outra coisa. Precisamos ter um pouco de desconfiômetro, precisamos ter humildade no coração e não nos sentirmos a pessoa mais importante.

Mesmo que o dono da casa tenha te convidado com tanto amor, não vá logo se impondo na ponta da mesa, não vá ocupando aquele lugar. Digo isso a você e a seus filhos também.

Às vezes o pai e a mãe vão para um evento, a casa é pequena e vai chegar tantas pessoas, mas só a sua família ocupa todos os lugares, e você simplesmente deixa ser assim. Temos que começar a ensinar a partir dos nossos. Muitos dizem: “Deixei porque ela é criança!”, ensine a sua criança, ensine ao seu filho aquilo que está ensinando ao seu coração. Você vai criar seu filho disciplinado para a vida e para o céu.

Não nos acostumemos com os primeiros lugares, não busquemos os primeiros lugares, não busquemos estar à frente ou acima dos outros.

Busquemos o lugar que é junto de Deus! Mas não é para se fazer de humilde, não é falsa modéstia, tem que ser com sinceridade. Quando o dono da casa disser: “Sente-se aqui! Fique aqui!”, você não passará nenhum constrangimento nesta vida.

A parábola que Jesus está nos contando hoje, vale para todas as circunstâncias e situações da vida. Num mundo onde o mais importante, o mais lembrado, o mais querido, sempre é o “mais”, que é valorizado, Deus olha para os últimos lugares, para as pessoas que não são lembradas; pessoas esquecidas, não valorizadas, pessoas até que estão desqualificadas, essas é que ocupam os primeiros lugares no Reino de Deus!

Temos que abrir o nosso coração para aprender com os pobres, não podemos ficar contemplando o mundo do luxo, da riqueza. Não podemos contemplar o mundo dos artistas, da televisão, daqueles que são grandes e importantes. Não podemos ficar admirando os banquetes que são oferecidos por este mundo afora, não podemos ficar aplaudindo aquelas pessoas que se fazem de rogadas, de importantes, de senhores.

O Reino dos Céus não acontece no mundo das estrelas e nem no mundo dos grandes. O Reino dos Céus não acontece nas pontas, mas, nas esquinas, acontece onde estão os marginalizados, os mais sofridos e renegados, os que parecem neste mundo não ter vez e nem voz.

Saiba que Deus está sofrendo com quem sofre, está sendo humilhado com quem é humilhado neste mundo. Busquemos Deus onde Ele se encontra, pois Ele tem um lugar especial para nós!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.