10 Nov 2022

Busque viver o Reino de Deus em primeiro lugar

“Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. (Lucas 17, 21)

Meus irmãos, houve ali uma discussão, houve ali algumas interrogações a respeito do Reino de Deus. Porque, no tempo de Nosso Senhor, e também no nosso tempo, aparecem alguns se dizendo o Messias, e Nosso Senhor orientou: “Olha, não fiquem atrás desses que dizem ser o Messias, que dizem que o Reino está acontecendo aqui, está acontecendo ali”. O Senhor disse: “O Reino está entre vós. Está no meio de vós”.

Meus irmãos, precisamos olhar para o Reino; o Reino é Ele mesmo, é Cristo; e Ele está entre nós. Por isso, não nos apavoremos com as más notícias, com as dificuldades do dia a dia, mas precisamos professar: “Ele está no meio de nós, Ele está entre nós!”.

A Liturgia nos ensina, a Liturgia Teológica, ensina-nos a respeito das presenças de Cristo. O Cristo está presente na cadeira, na cátedra (onde preside a celebração, a Liturgia); o Senhor está presente no ambão (onde Ele proclama a Palavra de Deus, onde anuncia e exorta); o Senhor está presente no altar do sacrifício, da entrega, do amor; e o Senhor está presente também na assembleia (no povo).

Onde o Senhor está presente? Na cátedra, no ambão, no altar e no povo, entre nós. O Senhor está presente entre nós! Olha só que interessante nós pensarmos e meditarmos isto: o Senhor presente na Liturgia, o Senhor no povo de Deus, o Senhor presente no meu irmão, na minha irmã.

Que o Senhor nos ajude a tomar consciência disso: buscar o Reino e saber que ele já está entre nós

Que a consciência, meus irmãos, de que Deus está presente no meio de nós desperte-nos para que não façamos mais o mal, porque Ele está presente no meio de nós.

Infelizmente, quantos pecados e quantos males realizamos porque nós perdemos essa noção de que Deus está presente, de que Ele nos vê — “Ninguém está vendo, então, eu vou aprontar”, não é assim? — “Não tem problema fazer isso porque ninguém me vê mesmo”. “Deus me vê, mas acho que ele não está me vendo agora não”.

A noção de que Deus está presente, de que Deus nos vê, ajuda-nos a viver o amor, ajuda-nos a viver a fraternidade, ajuda-nos a tratar bem o outro porque no outro também está o Cristo; Ele está entre nós, Ele está no meio de nós.

São Leão Magno, o santo que nós comemoramos hoje, Papa e doutor da Igreja, viveu no ano 440 em diante; defendeu a fé, tem muitos escritos e muitos ensinamentos. Ele nos ensina: “A prática da sabedoria cristã não consiste em profusão de palavras, nem em sutileza de raciocínios ou na ambição dos louvores e glória, mas na humildade sincera e voluntária que o Senhor Jesus Cristo, desde o seio de sua mãe até o suplício da cruz, escolheu e apontou como a plenitude da força”.

O caminho, a humildade. Não buscar a glória, mas buscar a vontade de Deus. Que o Senhor nos ajude a tomar consciência disto: buscar o Reino e saber que ele já está entre nós. E, porque o Reino está entre nós, sejamos santos.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.