17 Feb 2023

Assuma diariamente a sua cruz e espere no Senhor

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la. Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida?” (Marcos 8,34-36).

Após ter sido conhecido como o Messias, o ungido do Senhor, Jesus não esconde dos Seus discípulos que Ele deveria passar pelo sofrimento, que Ele seria rejeitado, seria morto, mas, ao terceiro dia, ressuscitaria. E isso deixou os discípulos assustados porque eles também esperavam o Messias vitorioso e vencedor, não um Messias que passaria pelo sofrimento, pela morte e pela cruz.

E Jesus ensina os Seus discípulos na pessoa de Pedro, lhes dizendo que o seu caminho é um caminho de cruz, é um caminho de renúncias, um caminho de oferta da própria vida para ganhar a salvação. Esse foi o caminho de Jesus e Ele não esconde esse caminho daqueles que desejam segui-Lo. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. Ou seja, Jesus deixa bem claro para nós, meus irmãos, que para segui-Lo verdadeiramente é preciso se esvaziar de si mesmo e tomar a Sua cruz.

Assumamos a nossa cruz diária, a carreguemos com alegria, mesmo no sofrimento

Todos nós temos cruzes, todos nós temos sofrimentos. O sofrimento e as dores que nós passamos fazem parte da nossa condição humana. E seguir Jesus não é garantia de não termos sofrimentos, por isso, precisamos tomar a nossa cruz diária, a nossa cruz do dia a dia sem medo e sem receios.

O caminho da nossa santificação passa diariamente pela cruz, e o caminho de assumir a cruz e de assumir o sofrimento não é um caminho infeliz, porque existe uma recompensa, existe uma promessa que o Senhor faz para aqueles que perderem a sua vida nesta aventura de carregar diariamente a cruz — “Mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la”.

Assumamos a nossa cruz diária, a carreguemos com alegria, mesmo no sofrimento, mas na certeza dessa recompensa da salvação eterna.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.