16 Aug 2022

Apegue-se a Deus para entrar no Reino dos Céus

“Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de  Deus” (Mateus 19,23-24). 

Meus irmãos, Nosso Senhor nos apresenta este Evangelho, em que Ele fala a respeito daqueles que são apegados aos bens materiais. É claro que Nosso Senhor, aqui, está citando os ricos, mas não somente os ricos que são apegados aos bens materiais possuirão dificuldade ou não entrarão no Reino dos Céus, mas aqueles que são apegados às coisas materiais. Então, qual é o caminho que nós devemos fazer? O de sermos desapegados dos bens materiais, de usarmos, sim, os bens materiais como o nome dele mesmo já diz , para o bem e não para o mal.

É interessante que Nosso Senhor diz isto: “Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus”, não somente por causa do dinheiro, mas por causa dos apegos. E, para ficar claro, Jesus usou este exemplo: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino dos Céus”.

Interessante que camelo, na mentalidade e para aquele tempo, ao que equivalia? Equivalia a uma corda grossa que segurava o barco, que amarra os barcos. E o que é a agulha? A agulha era uma das portas da muralha de Jerusalém. Então, a corda que amarra o barco consegue passar por aquela porta estreita. Já um rico, com os seus bens, com os seus objetos, não consegue passar pelo buraco daquela agulha, daquela porta lá de Jerusalém. Então, ficou mais claro o porquê de Jesus usar esse exemplo.

Não se entra no Céu, não se entra no Reino dos Céus apegado às coisas, mas se entra livre no Céu

A corda grossa, que amarra um barco, consegue passar, mas um rico, com seus artefatos, com os seus bens, não consegue passar, ou seja, essa corda grossa, que segura o barco, passa; mas o rico abastecido de coisas não passa. Contudo, Jesus alerta aos ricos e alerta aqueles que são apegados. Porque, minha gente, muitos de nós (pobres) também temos de ter cuidado, observar se estamos apegados às coisas, às manias, aos pecados… Para entrar no Reino dos Céus, não podemos estar apegados aos bens, às coisas, às pessoas. 

Quem é apegado aos bens materiais está apegado aos pecados. Não passará pela porta estreita da Salvação. Para entrar pela porta estreita, é preciso estar desapegado, é preciso estar livre. E Nosso Senhor deseja que nós sejamos livres. Por isso, neste dia, façamos um exame de consciência e peçamos esta graça ao Senhor. 

Para passarmos pela porta da Salvação, precisamos nos desvencilhar de bens materiais, dos apegos e nos apegar unicamente a Deus. Que nós sejamos cada vez mais livres das coisas deste mundo e apegados unicamente a Deus, para entrarmos no Reino dos Céus. 

Não se entra no Céu, não se entra no Reino dos Céus apegados às coisas, mas se entra livre no Céu. Que eu seja livre, que você seja livre dos bens e apegado ao único Bem (com “B” maiúsculo), o único Bem Deus. Esse Bem nos faz entrar no Reino dos Céus!                 

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.