06 Jul 2022

Anuncie o Reino de Deus aos seus irmãos

Jesus enviou estes Doze com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’” (Mateus 10,5-7).

O Senhor deu essas instruções aos Doze, mas dá também essas instruções a nós. A Palavra de Deus é atual. Hoje, são muitos os que necessitam de evangelização. E, de maneira especial, como nos recordava São João Paulo II: “Os batizados não são evangelizados”.

De maneira especial, hoje, vamos atrás das ovelhas perdidas da casa de Israel. Aqueles que fizeram parte, que até são do redil de Nosso Senhor, da nossa Igreja, mas que, infelizmente, não estão conosco, estão neste mundo perdidos. O Senhor nos chama a ir ao encontro desses nossos irmãos.

Dentro de casa, podemos constatar algumas ovelhas perdidas; no trabalho, as pessoas com quem convivemos, conseguimos perceber algumas pessoas que estão perdidas. O Senhor nos chama a ir ao encontro dessas ovelhas, a evangelizar essas pessoas! “Mas é tão complicado, padre, evangelizar”. Não é complicado, basta que nós sejamos dóceis, basta que estejamos em comunhão com Ele. É claro, façamos as leituras, as leituras espirituais — o Catecismo da Igreja Católica. Temos, sim, como nos abastecer, temos como ser instruídos, mas não precisamos, não podemos guardar isso para nós, precisamos levar a boa notícia aos nossos.

Não podemos deixar de evangelizar, de anunciar o Reino com as nossas palavras

A boa notícia que você experimentou deve ficar só para você? Não! Por isso o Senhor nos diz: “Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel! E anunciai: o Reino dos Céus está próximo”. Tem gente que vem pelo amor, e tem gente que vem pela dor. O Senhor nos chama hoje a anunciar o amor, a anunciar a misericórdia.

O Senhor nos chama, hoje, a anunciar aos irmãos que o Reino de Deus está próximo, que eles venham por amor. Mas, é claro, se você precisa ser firme, seja também firme. Que Ele venha também na dor, desde que venha. Porque o Senhor quer salvar todos, o Senhor deseja salvar todos!

Que o Senhor possa usar de mim como um instrumento d’Ele, que o Senhor posso usar de você como um instrumento d’Ele para chegar a essas ovelhas perdidas por falta de um pastor, por falta de um cuidado.

Somos chamados a evangelizar de maneira muito simples, minha gente. É a presença, é uma palavra, é um conselho, quem sabe até um convite — “Vamos participar do grupo de oração”, “Vamos participar da nossa reunião, da nossa oração”, “Vamos nos engajar numa pastoral”. São realidades bem simples, ou você pode impor as mãos sobre essa pessoa e rezar por ela, pedindo que Nosso Senhor a visite. Enfim, sempre podemos fazer algo, o que não podemos deixar é de evangelizar, de anunciar o Reino com as nossas palavras, anunciar o Reino de Deus com a nossa vida.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.