15 Jul 2019

Amemos o próximo na medida de Deus

“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim (Mateus 10,37-38).

Talvez essa seja uma das páginas mais duras de todo o Evangelho, porque, no nosso coração, amamos a Deus, mas na prática… É claro que nós amamos as pessoas que estão próximas de nós: a mãe ama mais o seu filho, a mulher ama mais o seu marido, e cada um tem o amor maior no seu coração.

Aqui não é o amor comparativo, em proporção, Jesus não está competindo com nenhum dos nossos. Pelo contrário, Jesus está nos ensinando como devemos amar os nossos, porque há aqueles que amam de menos e não dão o amor, a atenção e a ternura aos que precisam.

Os nossos familiares, aqueles que fazem parte da nossa família, são aqueles que amamos com demasia, com exagero, passam da medida e enlouquecem a si e aos outros por causa do amor desmedido.

Se queremos amar, de verdade, os nossos, amemos a Deus em primeiro lugar, amemos aquele que é todo amor, amemos aquele que não sabe fazer outra coisa a não ser amar. Deixemos que o amor d’Ele mova o nosso coração. Vamos amar cada um na proporção do amor que ele precisa e deve receber.

É preciso deixar que a medida de Deus entre em nós

Sabemos que todo exagero, toda extravagância, todo excesso estraga, e estamos nos estragando quando não estamos amando na proporção do amor de Deus. Por isso, muitas vezes, vemos que os inimigos começam na própria casa, irmãos que não se amam mais, filhos que não entendem seus pais, pais que não entendem seus filhos, pais que têm todo amor para dar aos filhos, mas exageram na forma de amar e de cuidar.

Não basta ter boa intenção para amar, é preciso ter a medida para amar: “Agora eu só vivo para Deus”. Não é isso que Deus quer de nós.

Diz Jesus: “Eu não vim trazer a paz, mas a espada”. Primeiro, não é aquela paz que imaginamos, que não tem conflitos, porque estamos com muitos conflitos dentro de nós e achamos que estamos em paz, porque está tudo bem. Precisamos da espada de Jesus para abrir o nosso coração, para tirar as coisas velhas, enterradas, os conflitos não resolvidos para mergulharmos em Deus, para descobrirmos o Seu amor e sermos curados por ele, para podermos amar uns aos outros de verdade.

Há muito amor defeituoso, existe muito amor que, depois, vira um verdadeiro desamor, por isso para amarmos na medida de Deus é preciso deixar que a medida d’Ele entre em nós, precisamos pegar a espada do Espírito para abrirmos o coração e sabermos amar os nossos com o amor que Deus depositou em nosso coração.

Se você amar a Deus sobre todas as coisas com o amor que vem d’Ele, amará uns aos outros.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.