21 Feb 2022

Acolha a mensagem do Evangelho em seu coração

“Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: ‘Que discutis com eles?’ Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram” (Marcos 9,15-18).

A pergunta de Jesus: “O que discutis com eles?”. Jesus sabe muito bem o que eles discutem na sua ausência, Jesus sabe muito bem o que os discípulos são capazes de fazer quando Ele não está presente: brigam, disputam lugar, querem saber quem é o maior. Jesus já havia experimentado isso. Ao longo do caminho, eles discutiam quem era o maior entre eles. Enquanto isso, enquanto essas discussões banais acontecem no meio dos discípulos, o mal cresce e domina o coração dos homens.

Quem dera se nós nos déssemos conta disso e parássemos um pouco de discutir por besteiras, por coisas banais e nos ocupássemos mais do anúncio do Evangelho. Para nós, cristãos, essa é uma grande responsabilidade e uma grande exortação. Somos diferentes, pensamos diferente, mas não podemos perder tempo com essas discussões banais. Precisamos dar o nosso tempo para que a evangelização aconteça, para que o anúncio do Evangelho aconteça, porque enquanto nós brigamos e discutimos, o mal cresce.

Sem aderir a Cristo, nunca vai existir eficácia na nossa missão de anúncio do Evangelho

O espírito que ataca esse menino é o espírito mudo, enquanto se discute por banalidade, o filho é possuído pelo espírito mudo. Quando se deixa a pregação do Evangelho, o mal aprisiona os filhos de Deus em conflitos em todas as áreas: psicológica, neurológica, espiritual, corporal. O mal pode causar um dano espiritual, quem sabe, a partir de uma ferida, uma ferida emocional, uma ferida afetiva; ele pode se inserir numa área da nossa vida, a partir de outra, porque somos integrados. Repito: enquanto nos ocupamos dessas discussões banais, o mal pode afetar o coração dos filhos de Deus e possuir o coração dos filhos de Deus.

Os efeitos na vida da pessoa, os efeitos do mal, veja: “joga o menino no chão”, ou seja, tira a pessoa do prumo da sua da sua vida; “espumar”, isto é, a pessoa perde o controle das suas emoções; “range os dentes”, a raiva, a agressividade, a rigidez, a perda da sensibilidade e da ternura, a pessoa se desfigura na sua identidade, enquanto os discípulos, enquanto eu e você [nós] estamos brigando e discutindo por coisas tão banais.

Os discípulos não conseguiram expulsar aquele espírito. Eles não conseguem porque não se dão conta de que eles possuem aquele espírito mal, o espírito mudo, porque, enquanto os discípulos estão preocupados e ocupados com as discussões deles, eles calam o anúncio do Evangelho.

São os discípulos que estão atormentados por aquele espírito mudo. E não dá para servir a dois senhores. Sem aderir a Cristo, nunca vai existir eficácia na nossa missão de anúncio do Evangelho. Precisamos acolher Cristo na Sua totalidade, a mensagem do Evangelho na sua totalidade, deixarmos as diferenças de lado e nos ocuparmos verdadeiramente do anúncio do Evangelho.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.