20 Jun 2021

Acalmemos o nosso coração para encontrarmos a direção

“Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria” (Marcos 4,39).

Estamos todos nós andando, vivendo nos mares agitados da vida. Estamos todos nós nesta barca do viver, caminhando em direção à eternidade, mas basta ver que tem hora que os ventos se agitam e as ondas se revoltam e tudo isso vira um embrulho dentro de nós. As coisas se tornam confusas, nós nos tornamos perdidos no meio de tanta agitação que perdemos a direção do coração.

Agitações nós sempre teremos; problemas, dificuldades, tribulações e aflições são componentes da existência humana. Quando você olha para Jesus, ali no fundo do barco descansando, parece que é um Jesus indiferente aos problemas e aos dramas, mas, pelo contrário, é que Jesus mesmo dormindo parece que está vendo o que está acontecendo.

É que nós achamos que na vida é assim também: “Onde está Deus que não está vendo o que nós estamos passando?”, “Onde está Deus que não está olhando a pandemia e as endemias, os dramas todos da vida humana?”. Deus está aqui no meio de nós, primeiro, para deixar que o coração se acalme e se volte para Ele.

Só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção

Não sei se você já percebeu, mas em meio às situações de desastres na vida, seja um incêndio, uma calamidade, a maior dificuldade é orientar quem está desesperado, tanto que a frase que mais usamos é: “Se acalma”. É porque desesperado não dá para guiar uma pessoa.

Na vida, aquilo que nós escutamos e falamos para os outros que estão em situação de desespero, precisamos ouvir isso todos os dias: “Acalme o seu coração”, porque só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção, é que a mão de Deus pode, de fato, nos conduzir.

Eu fico olhando um acidente que, muitas vezes, acontece aqui e acolá no mundo, muitas vezes, é mais fácil salvar uma criança, um bebê do que o adulto, porque o adulto se desespera. A criança não sabe o que está acontecendo, então, ela fica ali e você vem e retira.

O desespero nos perde, nos faz, de fato, perder a direção e apressar ou puxar as coisas negativas para a vida. Por isso, a ordem de Jesus: “Silêncio! Cala-te!”, que Ele deu ao vento, Ele está dando aos nossos pensamentos, aos nossos sentimentos, às nossas emoções. Porque são as nossas emoções que estão se agitando, são os nossos sentimentos que estão nos perturbando, os nossos pensamentos que estão aflorados demais.

É preciso colocar ordem na casa, é preciso colocar ordem no interior para não sermos tomados pelo pavor. A graça de Deus que nos direciona quer trazer paz e luz, mesmo em meio a qualquer angústia que passamos nesta vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.