13 Feb 2014

A idolatria nos afasta da presença de Deus

Deixar de prestar culto a Deus para prestar culto a qualquer ser humano e a qualquer objeto é uma tremenda idolatria!

”Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor” (1Rs 11, 9-10).

 

Nós, hoje, estamos vendo umas das páginas mais tristes das Sagradas Escrituras. Há poucos dias refletíamos como Davi pediu a Deus, mas sobretudo pediu a seu filho Salomão, que fosse fiel à Lei do Senhor Nosso Deus. O próprio Salomão, quando subiu ao trono, pediu ao Senhor que lhe desse sabedoria e Deus não lhe negou esse pedido. Mas não basta ter sabedoria, é preciso saber usá-la!

A sabedoria de ouvir a Deus precisa vir acompanhada da mesma sabedoria de obedecer a Ele. Por duas vezes, como a Palavra nos diz: ”Deus veio ao coração de Salomão” para lhe dizer que ele estava errado. Mas, devido à dureza de coração, ele não ouve ao Senhor, pois este mesmo coração, muitas vezes, está inclinado a fazer algo e não muda a sua posição e segue as inclinações erradas e negativas.

Não adianta jogar pedras em Salomão, porque esse é o pecado que muitos de nós cometemos, por isso a vida de muitos de nós perde o rumo e a direção, porque conhecemos a Deus, a Lei de Deus, mas fazemos aquilo que nos dá na cabeça. Dizemos assim: “Deus vai me entender!” Entender, Deus entende, mas depois somos nós quem amargamos as consequências das escolhas erradas, da falta de discernimento, de sabedoria ou de obediência à Lei de Deus.

Ah, meu querido Salomão, iludido pelas riquezas, iludido pela vontade de conquistar reinos, casou-se com muitas mulheres com o objetivo de estender o seu reino e de oferecer cultos aos deuses dessas religiões pagãs das mulheres com quem ele havia se casado. Como isso desagradou o coração de Deus, a idolatria desagrada demais o coração de Deus!  

Deixar de prestar culto a Deus para prestar culto a qualquer ser humano e a qualquer objeto é uma tremenda idolatria! E como a idolatria nos afasta do coração do Senhor, por isso, Salomão não permaneceu na bênção, não permaneceu na graça, porque ele foi infiel à aliança do Senhor no seu coração.

Que Deus nos livre desse mal, que Deus perdoe nossas negligências e infidelidades! Não permita, Senhor, que o nosso coração desfaleça pela infidelidade às Suas Leis. Que eu e você saibamos, com todas as quedas que já tivemos na vida, a amolecer essa cabeça e pararmos de ser cabeças-duras. Sobretudo, para termos um coração que escute a vontade do Senhor.

Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.