03 Oct 2018

Seguir Jesus é uma condição de amor

Para seguir Jesus é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade

“Enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: ‘Eu te seguirei para onde quer que fores’” (Lucas 9,57).

As pessoas pelo caminho desejavam seguir Jesus, e nós, hoje, também desejamos segui-Lo. Jesus deseja que nós O sigamos, que sejamos Seus discípulos, que trilhemos o caminho da salvação, mas O seguir é uma condição de amor. Somente amando muito Jesus, amando-O, de todo o coração, podemos segui-Lo de verdade.

Não dá para seguir Jesus somente gostando d’Ele, não dá para segui-Lo tendo apenas consideração por aquilo que Ele diz ou aquilo que a Sua vida significa. Para seguir Jesus, é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade.

O seguimento de Jesus é o mais amoroso, mas é exigente. De onde vêm as exigências? Elas vêm da nossa própria natureza, que precisa se desprender para segui-Lo. Se estamos presos a nós, às nossas coisas, de fato, não conseguiremos O seguir de todo coração. As desculpas e ocupações serão várias! Precisamos cuidar de muitas coisas, cuidar da nossa casa com responsabilidade, cuidar daquilo que são as nossas tarefas e obrigações na vida. Façamos com que aquilo que realizamos seja feito como sinal e entrega a Jesus de toda nossa vida.

Seja você pai e mãe, seja você jovem chamado para o seguimento mais radical de Jesus, saiba que, para segui-Lo, em qualquer situação, é preciso ter desapego. Quem é apegado a si e às suas coisas, quem é apegado às pessoas e ao que tem não consegue seguir Jesus, pois se prende às coisas pequenas e mínimas da vida. Mas as coisas passam, as pessoas também, e só fica aquilo que amamos com o coração desprendido. Até as pessoas precisamos amar – os pais amarem seus filhos, o esposo amar a sua esposa e assim por diante –, com um amor intenso, mas desprendido, porque, se não for desprendido, o coração sofre muitas penúrias.

Para seguir Jesus é preciso ter determinação. Não podem colocar a mão no arado, e, quando aparecem problemas e dificuldades, dizermos: “Eu deixo os meus compromissos com o Senhor, e quando der, eu volto”. Para seguir Jesus é preciso ser determinado, é preciso colocar as duas mãos no arado e não ficar olhando para trás.

Para seguir Jesus é necessário perseverar, e a perseverança é a qualidade dos fortes, para aqueles que têm fortaleza de alma, porque começar é fácil, mas seguir e prosseguir até o fim é só com determinação no coração de amar Jesus com toda a vida. Sigamos os passos do Senhor, porque somente Ele tem palavras de vida eterna para todos nós.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.