23 Feb 2016

Precisamos de disposição para sermos imitadores de Jesus

Que tenhamos disposição para sermos imitadores de Jesus e colocarmos em prática Suas palavras

“Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam” (Mt 23, 3).

Se há uma coisa pela qual precisamos lutar, com toda força do nosso coração e da nossa alma, é para não sermos mestres da lei nem fariseus na vivência e na prática do Evangelho, porque é uma tentação terrível, sobretudo se nós já estamos tanto tempo na Igreja, se já temos tempo de caminhada e conhecemos bastante as leis de Deus, da Igreja, dos mandamentos e ensinamentos.

Às vezes, fico vendo pessoas que sabem até de cor aquela pregação, ensinamento ou Evangelho. A pessoa chega na Igreja, não presta atenção no Evangelho e diz: “Já sei até o que o padre vai falar!”. Aí, vai criando aquela casca dura demais, de que já sabe, já tem conhecimento. “Já faz 20 anos que sou da Igreja, que sou desse ou daquele grupo”… É como se os anos significassem diploma, reconhecimento ou tivesse mais importância para nós.

Esse foi o mal que aconteceu aos doutores da lei e aos fariseus. A eles foi concedida a graça de conhecerem e interpretarem a lei, mas não bastava isso, era preciso, sobretudo, praticá-la.

A primeira coisa não é conhecer, mas colocar em prática. Mas como colocar em prática aquilo que não conhecemos? É preciso, primeiro, uma grande disposição: “Senhor, eu estou aqui para aprender, e, todos os dias, eu preciso querer aprender”. Se você já ouviu o Evangelho quinhentas vezes, escute mil, mil e quinhentas, quantas vezes forem necessárias. Abra seus ouvidos, abra seu coração e sua vontade. Diga, todos os dias, para si mesmo, na mais profunda humildade: “Eu estou aprendendo, eu quero aprender!”.

Se nos acomodarmos na fé, será uma desgraça para nós, para nossa vida espiritual. Se nos acharmos já doutores no conhecimento da lei de Deus, isso será um mal terrível para nós. Deus cultiva, cuida, exorta, conduz as almas simples e humildes. Muitas vezes, saber demais pode ser um drama, porque quem muito sabe, às vezes, pouco quer aprender.

Que tenhamos disposição para estar na escola de Jesus, para sermos seus imitadores e colocarmos em prática as palavras de Deus.

Deus abençoe você!

Veja a reflexão do dia de hoje:

 

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do Padre Roger

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.