01 Mar 2019

O matrimônio é a união do homem e da mulher sob a bênção de Deus

É impossível o homem casar com uma mulher e viver com ela o resto da vida?

“Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, 01mas uma só carne” (Marcos 10, 7-8).

Quando meditamos o Evangelho de hoje, talvez alguém pense que a temática do Evangelho seja o divórcio, a separação. Mas a temática principal é a união conjugal, o valor que tem a união do homem com a mulher. Nós não iremos avaliar qualquer coisa pelo lado negativo ou por aquilo que não deu certo. Não que não possamos estudar e compreender o porquê de muitos casamentos não darem certos, o porquê do divórcio estar presente na vida de muitos casais, tanto agora como no passado.

Mas, se primeiro não nos debruçamos para compreender o valor sagrado do matrimônio e, acima de tudo, mergulhar naquilo que ele significa, iremos, muitas vezes, fugir do essencial, e não vamos absorver o que o Mestre nos ensina sobre esse valor tão sagrado.  

O matrimônio é a união do homem e da mulher na bênção de Deus. Não é apenas a compreensão de duas pessoas que se juntam para viverem juntos, terem filhos e formarem uma família. Pois, antes de ser família, com filhos constituídos, o casal forma uma união que é um mistério unitivo, e formam uma só carne.

Um casal não pode abrir mão de viver na presença de Deus

Claro que, são duas pessoas diferentes, gêneros diferentes: homem e mulher. Eles têm pensamentos, sentimentos e histórias diferentes. É aí que está o mistério divino. É Deus sendo capaz de fazer com que dois sejam um; é a graça da matemática divina que não cabe, por vezes, dentro da lógica humana.  

O casal não deve ressaltar as diferenças que há neles, e sim respeitá-las. E as diferenças quando são somadas, acolhidas, respeitadas, tornam-se valores fundamentais, essenciais, maravilhosos, então, brotam muitas bênçãos. Quando o casal enfatiza a diferença como algo negativo, de fato, o casamento torna-se insuportável.  

Agora, se soubermos acolher o diferente, trabalhá-lo primeiro dentro de nós, e não querer mudar a outra pessoa primeiro, saberemos crescer e viver na dinâmica do amor. Mas quando o egoísmo, o individualismo entram na vida de um casal, realmente torna-se difícil e quase insuportável viverem juntos.   

Não nos esqueçamos que é uma graça divina. Por isso, um casal não pode abrir mão de viver na presença de Deus em todos os dias da sua união conjugal. Chamo a atenção para um ponto que é fundamental: casal para permanecer na bênção, precisa aprenderem a rezarem juntos, orarem juntos e fazerem da oração uma prática da vida conjugal.

Assim, todas as arestas serão superadas, todas as dificuldades serão melhores compreendidas e assimiladas, e a graça de Deus poderá fazer superar aquilo que, humanamente, parece ser impossível. É impossível o homem casar com uma mulher e viver com ela o resto da vida? Não! Mas é fundamental a graça de Deus, porque ela faz nova todas as coisas.

Deus abençoe você!                    

                   

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.