10 Sep 2018

O egoísmo e o orgulho secam nosso coração

Cuidemos e amemos uns aos outros, e não tenhamos um coração seco e fechado

Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: ‘Estende a tua mão’. O homem assim o fez e sua mão ficou curada” (Lucas 6,10).

Estendamos as mãos para o Senhor, porque, quando estendemos aos mãos para Ele, estendemos todo o nosso corpo, nosso ser e coração, pois queremos e precisamos ficar curados. Quem mais precisa ser curado, no Evangelho de hoje, muito mais do que aquele homem de mão seca, são os homens de coração seco que estão ao redor dele. Eles eram mestres e doutores da Lei, fariseus que se sentiam curados, porque eram religiosos que observavam a Lei judaica, mas não tinham o mínimo de caridade com a realidade daquele homem.

Vivemos numa época de corações secos e obcecados pelo egoísmo e pelo orgulho, como os homens daquela época. Quando uma pessoa só pensa em si ou só quer as benesses do mundo e de Deus para si, o coração dela vai secando. Nada mais seca o coração humano do que o egoísmo e o orgulho, pois estes geram em nós o individualismo, o “eu” em primeiro lugar, a graça de Deus somente para ele.

As relações familiares estão corroídas pelos corações secos, onde cada um está pensando somente em si. Você casou não para viver para si, mas para o outro; não ensine seu filho a ser um menino de coração seco, que só pensa em si, nas suas coisas e no que é bom para ele.

O lema de uma geração obcecada pelo individualismo é: “É bom para mim? O que vai me render?”. Quando só pensamos em nós, o mundo gira em torno de nós, a religião gira em torno de nós.

Jesus curou este homem, colocando-o no meio. Jesus coloca no meio as necessidades, os sofrimentos e aqueles que são deixados de lado.

Não deixemos ninguém de lado, coloquemos no centro da nossa vida a preocupação com os que sofrem, com os nossos e com aqueles que estão ao nosso lado. Não façamos um drama da nossa vida só porque achamos que o mundo tem de girar em torno de nós. Nem a nossa vida gira em torno de nós! Estejamos em torno de Deus, porque Ele, sim, coloca no centro aquilo que nos faz sofrer e nos preocupar.

Amemos uns aos outros e não tenhamos esse coração seco e fechado. Estendamos nossas mãos e o nosso coração, porque Jesus não nos quer secos, Ele nos quer curados.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.