24 May 2019

Na presença do Espírito Santo, redescobrimos o amor

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos” (João 15,12-13).

Jesus está infundindo em nós o Seu Espírito, e o Espírito que Deus nos dá é de amor. Eu sei que todos nós desejamos, ansiamos que o Espírito de Deus venha sobre nós, então, clamamos e suplicamos: “Vem, Espírito!”. No entanto, o Espírito Santo não é somente um dom carismático, não é somente a oratória que temos, que falamos e rezamos, até fazemos fogo descer do céu.

O Espírito a que nos referimos é o Espírito de amor, esse Fogo Abrasador que incendeia o nosso coração para amarmos uns aos outros. Eu sei que uma pessoa é cheia do Espírito não quando ela fala muitas palavras bonitas, não quando ela cura muitos aqui e acolá. O Espírito é dom, é graça, e Ele se deixa exalar em nossa vida quando nos amamos.

A marca do Espírito em nós se chama amor, porque, humanamente, não conseguimos nos amar, vivemos aquele amor seletivo, amor de interesse, aquele amor que nos dá retorno. Esse é amor humano, e até os animais conseguem viver, cada um no seu grupo. Mas não é desse amor, é o amor evangélico, de amarmos uns aos outros na igreja, na sociedade, na comunidade, no trabalho, na própria vivência cristã.

Só o Espírito agindo em nós nos leva a amar quem nos fez mal, quem nos prejudicou

Só conseguimos ter o Espírito do Senhor em nós quando damos testemunho do amor. Só o Espírito agindo em nós nos leva a amar quem nos fez mal, a quem nos prejudicou, a amar quem não conseguimos nos relacionar muito bem, com quem temos divergências e as ideias não batem. É só no Espírito que conseguimos amá-las. Por isso, quando estamos clamando pelo Espírito de Deus em nós, não podemos nos refugiar em coisas acidentais que acabam sendo para esconder o essencial.

O essencial da vida cristã é a vivência do amor. Estamos exaltando outras coisas, muitas vezes, até guerras, disputas, dogmatismos, verdades relativas. Estamos, muitas vezes, criticando aqui e acolá, mas não estamos vivendo o essencial, que é nos amarmos uns aos outros a ponto de darmos a vida como Jesus, que entregou Sua vida por amor a nós.

Amar é dar-se e doar-se. Quando damos, muitas vezes, perdemos para que o outro seja. Precisamos redescobrir, no Espírito, o amor para não perdermos a essência de discípulos e seguidores de Jesus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.