01 Jan 2019

Maria nos aponta a direção para a nova vida

É tempo de vida nova, de nos renovarmos! E é Maria quem nos aponta o caminho e a direção

“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva” (Gl 4,4-5).

No primeiro dia do ano civil, a Igreja nos dá a graça de celebrarmos Santa Maria, a Mãe de Deus na Oitava do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Celebrar Maria como a Mãe de Deus é reconhecer nela a Mãe do Divino Salvador. O título não se trata apenas de um reconhecimento teológico daquilo que é o papel dela. Trata-se, na verdade, de reconhecer quem foi Jesus, Ele é Deus encarnado. Uma vez que Ele se encarnou no meio de nós, Ele não deixou de ser Deus, aquela que O gerou para esse mundo na condição humana, sem deixar de ser divino, é a Mãe d’Ele. Enquanto pessoa humana, enquanto pessoa divina, encarnada e presente no meio de nós.

Hoje, proclamamos Maria como o lugar escolhido por Deus como habitat de toda a salvação do habitar humano. Maria é o novo paraíso, o ventre novo, a terra nova, bendita, fecunda e abençoada de onde brota a árvore da vida: Jesus Nosso Senhor e Salvador.

A nova humanidade começa em Maria, os homens novos, as mulheres novas. Nasce em Maria a nova mulher, porque ela gera para nós o novo homem, Cristo o novo Adão.

Quando começamos o novo ano, dentro de nós temos propósitos e anseios de sermos novos, de vivermos novas coisas, que a nossa vida seja renovada. Nada se renova a não ser em Cristo Jesus, porque Ele é a única novidade sempre nova. Ele não é a novidade que buscamos aqui e acolá, Ele é a vida nova que se renova em Deus para a vida de cada um de nós.

Deus quis começar, renovar e salvar a humanidade no ventre de Maria. Por isso, hoje, voltamo-nos para ela, dirigimos a ela a nossa prece, a nossa súplica, e pedimos que ela nos ajude a sermos novos de verdade, termos bons, santos e verdadeiros propósitos.

Se formos bons filhos de Deus, se estivermos sempre com ela e nela, rezando e pedindo a intercessão dela, Deus vai sempre nos conduzir para o novo paraíso que Ele criou para nós. É tempo de vida nova, de nos renovar, e Maria nos aponta o caminho e a direção.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.