23 Mar 2019

O Pai cuida de nossas feridas

O Pai amoroso, bondoso, pródigo e misericordioso está de braços abertos para nos acolher, para cuidar das nossas feridas

Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’” (Lucas 15,18-19).

Quando escutamos a Palavra do filho perdido, que chamamos de pródigo por tudo aquilo que ele esbanjou, por tudo que gastou que era do seu pai, na verdade, percebemos que ele é um filho que se perdeu.

Quantos filhos se perdem de seus pais! E também nós, filhos que vamos nos perdendo de Deus, vamos perdendo a graça d’Ele em nós.

O filho da parábola sentiu-se atraído pelo mundo; e o mundo, realmente, exerce toda uma tração sobre nós! Ou tomamos uma atitude radical, pródiga de tudo deixar para viver o mundo ou vamos vivendo o meio a meio, um terço aqui e acolá, um pouco do mundo, um pouco de Deus; e vamos deixando o mundo ir nos tirando da presença do Pai, vamos gastando a graça que Ele nos deu e deixando-nos seduzir pelo mundo em que estamos.

Todos nós somos filhos que nos perdemos, perdemo-nos nas confusões, perdemo-nos diante das escolhas erradas que fazemos, das coisas mal resolvidas dentro do nosso coração. E, muitas vezes, resolvemos abandonar Deus de forma direta e plena ou de forma parcial.

Quando decidimos viver longe das pessoas, porque não a amamos mais, porque não a queremos mais, e nos decidimos por nós apenas, vamos nos tornando o filho que se perde nas relações.

Quando fazemos escolhas erradas, vamos nos perdendo nas nossas relações. Quando escolhemos viver no nosso rancor, no nosso ressentimento, na nossa mágoa, vamos nos afastando do amor de Deus na nossa vida.

Quando escolhemos outros amores e os achamos mais importantes, vamos nos afastando do amor de Deus. Mas, sobretudo, quando nos deixamos atrair, quando nos deixamos seduzir, quando nos deixamos levar pelos valores, que até parecem ser bons, mas não são valores evangélicos, perdemo-nos neles.

A Palavra de Deus, hoje, é um convite para todo coração que está perdido e desencontrado, para que se encontre novamente com o amor de Deus. Se você nunca se encontrou com Ele, está na hora de se encontrar, porque o Pai é pródigo, Ele esbanja misericórdia e acolhimento. Não interessa o quanto esteja ferido o nosso coração, não importa como deixamos machucar a nossa alma, não importa a situação ou o estado de calamidade que possamos nos encontrar, o Pai amoroso, bondoso, pródigo e misericordioso está de braços abertos para nos acolher, para cuidar das nossas feridas e nos mostrar a direção da vida.

Voltemos para o coração do Pai, voltemo-nos para o colo do Pai, deixemos que esse Pai cuide de nós, deixemos que Ele cuide das revoltas, dos ressentimentos, das mágoas e feridas, de tudo aquilo que perdemos ao longo dessa vida.

O Pai que nos ama quer cuidar de nós com todo amor do Seu coração.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.