25 Mar 2019

A graça de Deus leva-nos a fazer o bem

A graça de Deus em nós leva-nos a fazer o bem, a operar o bem

“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José” (Lucas 1,26-27).

Hoje, celebramos a encarnação de Jesus, o nascimento de uma nova humanidade, Cristo é o novo Adão. O Senhor se encarna e assume a nossa natureza humana no ventre de Maria.

Interrompemos a nossa Quaresma para nos voltarmos a um acontecimento essencial no mistério da salvação. Deus assume a nossa natureza humana para salvá-la, resgatá-la, para que seja, de fato, redimida por Deus. Aquilo que não foi assumido por Deus, não foi salvo.

Deus assume tudo aquilo que se perdeu, porque nos perdemos com tudo aquilo que o pecado e o mal provocam em nós. Encarnando-se no ventre de Maria, Deus quer estar presente de forma viva, encarnada e real no meio de nós.

Hoje, olhamos para a humanidade de Jesus e queremos a Ele entregar e consagrar a nossa humanidade.

A presença de Jesus santificou, consagrou e tornou imaculado o ventre de Maria e toda a Sua vida. Ela, por antecipação da graça, foi preservada da mancha do pecado. Por isso, o anjo a saúda: “Ave, ó cheia de graça”, porque toda a graça de Deus estava sobre Ela. Essa graça que n’Ela habitou como o novo paraíso, o novo lugar da morada de Deus no meio de nós, estende-se a nós.

O que é a graça de Deus? Primeiro, é a ação de Deus para combater o mal e o pecado. Só Jesus tira o pecado do mundo, só Ele tira o pecado da nossa vida. Então, a grande graça que queremos e precisamos buscar com todo o nosso coração é graça de dizer “não” ao mal e ao pecado. Deixar que Deus em nós opere a santidade.

A santidade é recuperar a humanidade, a graça original e sermos imagem e semelhança de Deus. A graça de Deus em nós, leva-nos a fazer o bem, a operar o bem; a graça de Deus nos dá a condição de transformarmos o ódio, o rancor e o ressentimento em amor.

Paramos em muitas situações da vida que, humanamente, não conseguimos lidar com elas. Se estamos muito mal com alguém, o que vamos fazer? Precisamos da graça de Deus. Se lidamos com situações complicadas da vida humana, não podemos prescindir a graça.

Assim como a graça prescinde à natureza humana, essa jamais pode deixar de contar com a graça de Deus. A graça maior que nós celebramos é Deus presente no meio de nós, sendo um de nós.

Hoje, saudamos a Virgem Maria como Aquela que trouxe o maior presente, a maior dádiva para a vida humana. Ela não só colaborou, correspondeu à essa graça, mas tornou-se a grande, a maior e a mais importante discípula do Mestre Jesus.

Celebrando a encarnação de Jesus, suplicamos que Ele esteja presente na nossa vida cotidiana, nos santificando e nos conduzindo à prática do bem e da salvação.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.