10 Jun 2023

Deus valoriza muito mais a intenção que está em seu coração

“Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. Então, chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: ‘Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver’” (Marcos 12,41-44).

O maior gesto de caridade nem sempre está na quantidade com que é feita, e sim na intenção com que é praticada. Para Deus, que conhece o nosso interior, o que dá qualidade aos nossos gestos de caridade não é a quantidade, e sim a intenção com que essa caridade é praticada.

Os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração, nos afirma um outro texto bíblico. E vemos isso na atitude dessa viúva que, aparentemente, deu muito pouco se comparado às demais ofertas que eram oferecidas ali, no templo. Nenhuma das outras ofertas tinham a qualidade da oferta dessa viúva que, na sua pobreza, não deu o que sobrava, mas deu tudo que possuía.

Essa é a oferta e a entrega que Deus espera de todos nós! Deus espera qualidade naquilo que nós ofertamos e não quantidade. Independente se nós somos ricos ou pobres, se temos muitos dons ou poucos dons, o que Deus espera é qualidade e não quantidade.

O maior gesto de caridade nem sempre está na quantidade com que é feita, e sim na intenção com que é praticada

Porque Deus não valoriza a oferta em si, e sim a intenção que está no nosso coração. Então, pouco se considera a quantidade que se dá, e sim a parte que se dá. Separa tudo o que possui, dá tudo o que possui, por isso, se segue, porque os outros puseram do que sobrou. E a viúva ofereceu a qualidade da sua vida, ela ofertou tudo que tinha.

E essa qualidade acrescenta-se a partir de um coração sincero e despojado. Quem faz por amor e não para ser visto é admirado. Quem faz  como um gesto profundo de caridade e de solidariedade — uma esmola sincera —, transforma a vida de quem a recebe.

A viúva pobre apresenta a simplicidade da Igreja que, na pobreza, coloca duas moedinhas num baú. Essas duas moedinhas representam a entrega total da Igreja, no amor a Deus e no amor ao próximo.

Amor a Deus e amor ao próximo: duas moedinhas representadas na oferta desta viúva. Esses [os ricos] fazem ofertas ao Senhor do que sobra, enquanto a Igreja dá tudo que tem, porque entende que tudo que ela é, deve ser oferecido com despojamento, com doação e com entrega.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.