09 Jun 2023

Jesus é o Senhor da sua vida

“O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho? E uma grande multidão o escutava com prazer” (Marcos 12,36-37).

Hoje, Jesus nos traz um ensinamento que nos ajuda a compreender melhor o mistério da Sua intimidade. Aos poucos, ao longo de Sua missão, Jesus foi se revelando a nós.  Podemos ver isso, por exemplo, quando Pedro confessa Jesus como o Messias ou, então, quando o cego Bartimeu lhe chama de “o filho de Davi”.

Contudo, hoje, Jesus nos ensina — e ensina os Seus discípulos —, que apesar de todos esses títulos atribuídos a Ele estarem sim corretos, eles não são suficientes para definir a totalidade da pessoa de Jesus.

Jesus é descendente de Davi, mas está acima de Davi, porque é o Filho de Deus e é o nosso Senhor

É verdade que o Senhor é o Messias, é o filho de Davi esperado, o enviado de Deus, mas é assim porque, antes de tudo, Ele é o Filho de Deus. Jesus Cristo é o Filho de Deus!

E com a pergunta que fez, o Senhor quer nos orientar a Sua transcendência, e faz-nos ver a divindade da Sua pessoa. Ao dizer que Davi escreveu o Salmo que Lhe cita, Jesus expõe o sentido messiânico que tem essas palavras: “Disse o Senhor ao meu Senhor”. Este segundo Senhor é o Messias; é Jesus que está ali identificado nesse Messias.

Desse modo, o caráter misterioso e transcendente de Jesus fica expresso para nós, entendido ali como filho de Davi que o chama de “seu Senhor”, porque não só é o filho de Davi, mas, acima de tudo, é o Filho de Deus.

Jesus é o Messias, descendente de Davi, mas está acima de Davi, porque é o filho de Deus e é o nosso Senhor.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.