27 Sep 2022

Procure sempre fazer o bem ao próximo

“Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.”  (Lucas 9, 54-56)

Meus irmãos, mais uma vez, deparamo-nos com a imaturidade dos discípulos que, por conta daquela passagem na região, passagem do caminho entre os samaritanos — porque Jesus estava indo para Jerusalém, para viver a Sua entrega, a Sua doação, a morte de cruz, a ressurreição, e teria que passar por ali, por aquela região de samaritanos, onde havia samaritanos —, e aqueles samaritanos, por conta da dificuldade com os judeus e dos judeus com os samaritanos, aqueles samaritanos não queriam recebê-los.

E, por conta dessa negativa, os discípulos, e esses dois discípulos — será que eles eram calminhos? —, Tiago e João, queriam que o fogo descesse sobre aqueles samaritanos. Jesus os repreendeu.

Eles não haviam entendido o ministério de Nosso Senhor, que é de amor, que é de compaixão, que é de misericórdia, que não é tratar o mal com o mal àqueles que trataram mal. Não é pagar o mal com o mal, mas pagar o mal com o bem. Jesus os repreendeu e eles continuaram o caminho.

Somos filhos de Deus e devemos querer bem à vida dos outros

Meus irmãos, não somos discípulos para viver a violência, para viver a condenação. Em outras palavras, Jesus estava dizendo isso, repreendeu-os, não eram discípulos para condenar, não eram discípulos para matar, mas eram discípulos para dar a vida, para doar a vida.

E, hoje, comemoramos São Vicente de Paulo, homem da caridade, nasceu no ano 1581 e faleceu no ano 1660. É considerado o “Pai da caridade”, e dele vieram as obras, as confrarias vicentinas que faz um bem enorme a tantos pobres e necessitados.

Os discípulos não receberam os dons de Deus para matar, para destruir, para condenar, mas para dar vida. Depois, eles entenderam isso, e São Vicente de Paulo entendeu bem isso. O dom que ele havia recebido era um dom que ele deveria então colocar à disposição do Reino. Por isso, ele ajudou tanta gente, espiritualmente e materialmente.

Os dons que nós recebemos, meus irmãos, devem ser sempre para a vida. Por mais que nós tenhamos alguma coisa contra essa ou aquela pessoa, não queira o mal daquela pessoa, queira o bem daquela pessoa, queira a salvação dela.

Que o Senhor também nos repreenda se nós, porventura, estamos querendo o mal das pessoas. Somos filhos de Deus e devemos querer bem à vida dos outros, assim como São Vicente de Paulo fez.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.