15 Aug 2022

Viva completamente na vontade do Senhor

Alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?”. Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos” (Mateus 19,16-17). 

Meus irmãos, este Evangelho que, aqui no Evangelho de Mateus, apresenta alguém que foi até Jesus. Aqui, também é conhecido como “o jovem rico” que foi até o Senhor. E olha só que interessante a pergunta que ele fez: “O que eu devo fazer de bom para entrar na vida eterna?”. 

Meus irmãos, este questionamento talvez seja o meu e talvez seja o seu. “Mas o que eu tenho que fazer para conseguir um bom trabalho, para conseguir um bom emprego?” Muitos já sabem: preciso estudar, preciso me esforçar. Para cuidar da minha saúde, preciso observar a alimentação, preciso ir ao médico. Para ganhar o campeonato, preciso fazer exercício físico, preciso treinar. Mas e para entrar na vida eterna? O que é necessário fazer?  

Meus irmãos, primeiro, o Céu é graça, é graça de Deus! Quem merece o Céu? Ninguém! O Céu é graça de Deus. “E o que devo fazer?” Calma! Não é questão de fazer, é questão de ser, ser de Deus, viver na vontade d’Ele. E Jesus apresentou então os mandamentos para aquele homem, para aquele jovem. E ele, ousadamente, disse que já vivia tudo. E o que era necessário ainda? Jesus apresentou o que era necessário ainda. Era necessário deixar, era necessário abandonar certas coisas. Se ele queria ainda ser perfeito, ele deveria se desapegar dos bens materiais. Ah! Aí aquele homem, aquele jovem foi embora triste, porque ele era apegado a muitos bens.  

Busquemos fazer a vontade de Deus. Ser d’Ele e ser desapegado das coisas do mundo

 Interessante, não é? “Eu já vivo tudo!”, mas, depois, ele viu que não vivia ainda tudo. Meus irmãos, que na nossa caminhada seja sempre assim: “Eu ainda não estou vivendo completamente na vontade do Senhor!”.  

Que eu seja, que você seja sempre insatisfeito. Preciso estar na vontade de Deus, preciso viver a vontade de Deus, preciso viver a Palavra de Deus, preciso fazer a vontade do Senhor. Não é questão de fazer, é questão de ser. Seja de Deus, sejamos de Deus e sejamos desapegados. 

Não dá para entrar com muita coisa, com muitos bens no Reino dos Céus, porque a porta é estreita, já ensinava Jesus no Evangelho. A porta é estreita. É preciso ser desapegado. Em que ainda estamos apegados? Em quem ainda estamos apegados? Somente Deus, o nosso apego deve ser somente a Deus. 

Para entrar no Reino é preciso ser desapegado, e é preciso ser d’Ele, simplesmente isso, e  dificilmente isso. Mas é o desafio, sejamos insatisfeitos com aquilo que estamos vivendo, busquemos sempre fazer a vontade de Deus. Ser d’Ele e ser desapegado das coisas do mundo.         

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.