24 Jun 2021

João nos aponta a salvação que está em Jesus

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho” (Lucas 1,57).

Celebremos com muito amor o nascimento de João Batista. É Jesus quem vai dizer que entre os nascidos de mulher não houve ninguém maior do que João.

João representa o último dos profetas do Antigo Testamento e o primeiro dos profetas do Novo Testamento. João é aquele que fecha a porta daquilo que foi a revelação primeira e abre a porta para a revelação definitiva, ele abre as portas e os caminhos para que ali possa trilhar a palavra que nos salva: Jesus, nosso Senhor e Salvador.

João é um homem destinado para a graça, é um instrumento da graça, é um instrumento de Deus santificado desde o ventre de sua mãe. Preparado para ser um homem de Deus, desde o ventre de sua mãe ele foi chamado para isso.

Celebremos com todo amor do nosso coração, o significado de João para a história da salvação

Mais do que chamado, João é aquele que corresponde à graça recebida, se torna uma chama acesa para nos mostrar o caminho da salvação. Entre tantas virtudes que, hoje, podemos apreciar desse menino que nasce de Israel, nós olhamos para João como o mais humilde dos homens. “Convém que ele cresça e que eu desapareça” (João 3,30). “Eu nem sou digno de desatar as suas sandálias” (João 1,27). “É Ele o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1,29).

João não vive em função de si, mas em função do Mestre Jesus. João não é o caminho, o caminho é Jesus, mas ele é a seta que nos mostra o caminho e a direção de Jesus. João não quer discípulos para si, mas ele coloca aqueles que o seguem num primeiro momento para seguir Jesus.

Celebremos com todo amor do nosso coração, o significado de João para a história da salvação. Sei que o nascimento de João Batista na nossa cultura brasileira se revestiu das festas juninas, de todas as celebrações que, muitas vezes, são feitas; e, às vezes, esquecemos quem é de verdade João Batista.

O homem de uma vida ascética, disciplinada, um homem voltado para as coisas do Senhor. É digno se alegrar, festejar, mas, muitas vezes, celebramos o nascimento dele, se acende fogueira por aqui e acolá, se come, se bebe, se diverte, mas se esquece de olhar o essencial.

O que João nos aponta é a salvação que está em Jesus, ele nos aponta o caminho da sensatez, da humildade e da salvação. A vida de João Batista merece ser cada vez mais bem refletida e meditada porque ele traz muita luz para a sociedade obscura onde nos encontramos.

João preparou os caminhos para a chegada do Senhor. Vivemos tempos onde aguardamos a vinda definitiva de Jesus, e João para nós é seta, é um sinal dos tempos que precisamos estar atentos para não nos perdermos nos tempos em que estamos.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.