12 Jun 2021

Aprendamos com Maria a meditarmos a Palavra de Deus

“Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2,51).

Um dia depois da festa, da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos o Imaculado Coração de Maria. Quando referimos que o coração de Maria é imaculado, estamos afirmando que esse coração é puro, íntegro e santo; que o coração de Maria é o coração que bate na batida do coração de Deus.

Ó coração voltado para o Senhor, ó coração cheio do Senhor, ó coração inebriado pela presença do Senhor. O que Maria guardava em seu coração? A primeira coisa, Maria é a mulher da Palavra e a Palavra de Deus estava sempre nela, meditava dia e noite na lei, nas palavras divinas, e é pela Palavra que ela foi sempre guiada, conduzida, iluminada e direcionada.

Se queremos manter um coração puro, se queremos manter um coração forte em Deus, fortalecido pela graça divina, precisamos aprender com Maria a meditarmos e mergulharmos o nosso coração na Palavra de Deus. Precisamos nos alimentar da Palavra porque a boca fala daquilo que o coração está cheio, e você escuta da boca de Maria os louvores, a sua alma engrandecida, a sua alma que exulta na presença de Deus porque cheia de Deus ela sempre esteve.

Que o Imaculado Coração de Maria seja um refúgio seguro para o nosso coração

Se queremos estar cheios de Deus, precisamos preencher o coração com a Palavra do Senhor, até porque o nosso coração está inflamado das palavras e dos sentimentos do mundo; até porque escutamos tantas palavras malditas durante esta vida, escutamos tantas coisas que são impuras, maldades, perversidades, e o coração vai guardando, acumulando e precisamos, de fato, renovar e purificar o nosso coração.

Olhamos para o Imaculado Coração de Maria, o coração que não se maculou, não se sujou, não se misturou com as sujeiras deste mundo, é essa graça que também suplicamos a Deus.

A Palavra nos diz que Maria conservava, que ela guardava todos os fatos, as palavras e acontecimentos referentes ao seu filho Jesus em seu coração. Maria guardava a sua relação com Deus em seu coração; meditava, ruminava, contemplava, guardava e deixava ser conduzida pela força da Palavra.

No coração de Maria estão guardados os mais nobres sentimentos humanos, sentimentos de uma mulher de Deus, de uma mãe do Filho de Deus, os sentimentos de uma mulher que se tornou conduzida pelo Espírito, e por isso o seu coração se voltava para as coisas de Deus.

Olhemos hoje para o nosso coração, ferido, machucado, muitas vezes, cansado sem compreender tantas coisas desta vida, mas lembrando que o essencial é guardar a Palavra de Deus no coração e deixar ser guiado e iluminado pelo Senhor.

Que o Imaculado Coração de Maria seja um refúgio seguro para o nosso coração!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.