04 Jul 2022

Você precisa ir ao encontro do Senhor

“Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: ‘Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada’” (Mateus 9,20-21).

Meu irmão e minha irmã, Nosso Senhor Jesus Cristo passou por este mundo fazendo o bem. Diante de várias pessoas, o Senhor se aproximou, conversou, impôs as mãos. E aqui, no episódio de hoje, nós temos o Senhor que se deixa tocar. É claro, Jesus está a caminho para atender o pedido de um pai, um pai que pedia pela sua filha. E como Jesus passa por esse mundo fazendo o bem, Ele não perde tempo. Ele estava a caminho para curar, para visitar uma criança, mas, no caminho, uma mulher que sofria há muito tempo também foi curada por Nosso Senhor.

O Senhor vem ao nosso encontro, mas nós também precisamos ir ao encontro d’Ele. Qual é o passo que, hoje, você precisa dar? Qual é o passo que, hoje, eu preciso dar? Deixar que o Senhor venha — e o Senhor já veio muitas vezes —, mas também ir ao encontro d’Ele.

Somos chamados a ter também uma atitude não passiva, mas ativa diante de Nosso Senhor. Passivamente, é claro, Ele vem até nós, Ele nos abençoa, Ele nos dá as Suas graças, mas o Senhor deseja também que nós façamos um esforço de ir ao encontro d’Ele.

Vamos ao encontro do Senhor, toquemos n’Ele, porque Ele já nos toca pela fé

E aquela mulher que já sofria há tanto tempo, que já havia passado por tantos médicos, poderia ter desistido e poderia ter se acomodado na sua situação, mas ela foi ao encontro do Senhor, ela teve fé: “Se eu pelo menos tocar na orla do Seu manto, eu ficarei curada”. Aquela mulher teve fé.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “A fé é a resposta do homem ao Deus que se revela” (CIC 26). Deus se revelou em Jesus Cristo àquela mulher e ela deu a sua resposta: “Eu vou ao encontro d’Ele”.

Hoje, precisamos também dar a nossa resposta ao Senhor que se revela nas pequenas coisas. Dê a sua resposta, então, a Deus. Vá ao encontro d’Ele, não tenha mais uma atitude passiva, mas ativa. Vá ao encontro de Nosso Senhor! Creia n’Ele, Ele poderá e realizará as maravilhas na sua vida.

Passivamente, mas muito mais, ainda hoje, ativamente, vamos ao encontro do Senhor, toquemos n’Ele, porque Ele já nos toca pela fé. Vamos dar a nossa resposta buscando-O de todo o nosso coração e vivendo a santidade. É a melhor resposta de fé que damos para tocá-Lo.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.