07 Jun 2022

Você é destinado a ser sal da terra e luz do mundo

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens’. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte” (Mateus 5,13-14).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, o que nós devemos ser no mundo. Jesus utiliza-se de duas imagens: o sal e a luz. O sal porque, na verdade, existe uma realidade aqui comum, tanto ao sal como à luz. É a invisibilidade. Porque, por exemplo, o sal depois que faz a sua função de temperar, de salgar, ele desaparece, e a luz justamente faz funcionar tudo, mas não a vemos.

Essa é uma coisa interessante para a vida de cada cristão: realizar a sua vocação, fazer aquilo para a qual foi destinado mas, ao mesmo tempo, desaparecer para que Cristo apareça, para que a vida de Cristo seja mais evidente.

O cristão deve fazer funcionar como a luz (a energia) a engrenagem da vida neste mundo

A fé é significativa quando toca o ser humano, assim como o sal. Por isso, o sal — como transforma o sabor dos alimentos — a fé também precisa transformar o ser humano, precisa transformar o coração do homem, dar sabor à sua vida, dar sentido. E a experiência com Cristo precisa dar sentido aos nossos dias, à nossa vida; o cristão precisa transformar tudo aquilo que está à sua volta, ele deve fazer funcionar como a luz (a energia) a engrenagem da vida neste mundo e depois desaparecer. Porque é Cristo quem tem que aparecer, é a vida de Cristo que precisa ficar evidente.

Papa Bento XVI, em um dos seus ensinamentos, lembrava-nos que o cristianismo cresce por atração e não por proselitismo — proselitismo é como se fosse uma propaganda ou marketing. O cristianismo cresce por atração, ou seja, quando as pessoas veem em mim e em você as ações de Cristo, os sentimentos de Cristo, um comportamento de Cristo, a vida de Cristo. Por isso, o cristianismo cresce porque aquela pessoa vê aquela atitude, vê Cristo naquela pessoa e começa também a ter o desejo de viver aquela experiência.

Somos destinados a ser sal da terra e luz do mundo, viver a nossa vocação profundamente, tocar as realidades do mundo, transformar as realidades do mundo, fazer com que as realidades do mundo funcionem, segundo o projeto de Deus, e, depois, desaparecer para que Cristo apareça e seja glorificado.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.