02 Dec 2022

Você é chamado a professar sua fé no Filho de Deus

“Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: ‘Vós acreditais que eu posso fazer isso?’ Eles responderam: ‘Sim, Senhor’” (Mateus 9,28).

Meus irmãos, neste tempo em que nos preparamos para o nascimento de Nosso Senhor e, ao mesmo tempo, nos preparamos para nos encontrar em definitivo com Ele, precisamos também pedir a graça ao Nosso Senhor de enxergar.

Aqueles cegos nos representam, aqueles cegos representam a humanidade que jaz na escuridão pela falta de Deus, pela falta da verdade, pela falta de uma vida partilhada com o irmão e com o próximo.

Quando nós estamos, infelizmente, no pecado, também estamos na cegueira. E aqueles dois cegos pediram a misericórdia do Senhor, pediram a piedade d’Ele: “Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós”, foi o pedido daqueles cegos. Jesus parou, esteve com eles e os questionou, porque Ele queria provocar realmente a fé, o que eles queriam de fato. E eles responderam que acreditavam que Jesus tinha poder para curá-los.

Aqueles homens evoluíram na sua caminhada. A princípio, o reconheceram como Filho de Davi e, depois, Jesus perguntou se eles tinham fé para aquilo, para que eles pudessem voltar a enxergar; e, para que pudessem enxergar, disseram: “Sim, Senhor!”

Vamos crer em Jesus, professar a nossa fé n’Ele, enxergá-Lo para poder enxergar o caminho

Meu irmão, nesta nossa caminhada, neste novo Tempo Litúrgico que nós estamos vivendo, devemos progredir na nossa caminhada, crer cada vez mais em Nosso Senhor. E é crendo n’Ele, Jesus, que nós vamos enxergar.

Quando enxergamos Jesus, enxergamos também o nosso irmão, enxergamos também o nosso próximo; quando nós olhamos para Jesus, vemos também os nossos erros e precisamos nos arrepender dos nossos erros e pecados. É a fé em Jesus que clareia a nossa vida, que clareia a sua vida.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 147, diz a respeito do crer, de ter fé: “A graça de crer no seu Filho Jesus, guia da nossa fé, que Ele leva à perfeição”. Crer no Filho de Deus, crer em Nosso Senhor nos guia, Ele é o nosso guia.

Vamos crer em Nosso Senhor para chegarmos ao nosso destino, vamos crer em Jesus, professar a nossa fé n’Ele, enxergá-Lo para poder enxergar o caminho. Ele é o caminho, é a verdade, é a vida.

“Senhor, tira-nos da cegueira do pecado e do erro; tira-nos da cegueira de não amar mais o irmão, mas de amá-lo.” Olhando para o Senhor, nós conseguimos enxergar o nosso irmão.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.