22 Feb 2020

Um rebanho com um único pastor, o Papa Francisco

“Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente” (1Pd 5,2).

Nós temos, hoje, a graça de celebrarmos a Cátedra de Pedro. Estamos com o coração unido com aquele que é o pastor de toda a Igreja. Jesus é o bom Pastor, por excelência, de toda a grei do rebanho de Deus. Porém, o pastor visível, aquele que nos representa junto a Cristo, aquele que é a figura da unidade, da comunhão da Igreja é o nosso Papa.

Hoje, o nosso Papa, o que senta-se na Cátedra de Pedro, chama-se Francisco; e precisamos viver uma estreita comunhão com ele. Primeiro, pela oração, pois, a primeira coisa que ele pediu quando assumiu o pontificado foi: “rezem por mim, orem por mim”. Oremos pelo nosso amado pastor, o Papa Francisco; mas, meus irmãos, não amemos só com palavras, vivamos a comunhão com aquele que é o pastor da Igreja. É simplesmente inadmissível nós termos entre nós aqueles que são semeadores das discórdias, confusões; aqueles que, livremente, atacam o Papa.

Antes de mais nada, nós não devemos atacar a ninguém, agredir a ninguém, pois, se você discorda do seu pai, daquele que te gerou, eu não posso aceitar uma atitude agressiva sua, intolerante direcionado a ele,  porque isso mostra o mal que está dentro de você, ou ainda, eu não posso aceitar que você seja agressivo com o padre da sua paroquia quanto mais com o Papa Francisco. Além disso, nós sabemos que isso vem das paixões que cada um alimenta no seu coração, essas precisam ser curadas e tratadas. O que nós não podemos é confundir as coisas não resolvidas dentro de nós com o amor e com a comunhão que nós precisamos ter com a Igreja. E essa unidade, essa comunhão com a Igreja acontece com na figura do Papa.

O nosso Papa, aquele que senta na Cátedra de Pedro, chama-se Francisco

É isto que nós estamos celebrando hoje, com todo o nosso coração: a nossa comunhão com o pastor universal da Igreja, o nosso amado Papa Francisco. Ele é incansável na defesa da Doutrina, da fé, mas, sobretudo, do socorro aos mais pobres, aos renegados da sociedade; ele é o bom pastor que se preocupa com cada uma das suas ovelhas, as mais sofridas, machucadas e feridas.

A nossa resposta hoje é de amor, de fé e de fidelidade. Não adianta nós termos pensamentos adversos, controversos com aqueles que só querem semear a discórdia, o que nós estamos celebrando hoje é a concórdia do coração de Deus, Aquele que quis que a Sua Igreja fosse una; Aquele que não quis que o Evangelho fosse uma bagunça no mundo, pelo contrário, Ele quis que ela fosse símbolo da união dos homens em Deus; claro que, com as diversidades, as diversas manifestações próprias, maravilhosas, mas convergindo para a unidade.

Haverá um só rebanho e um só pastor! Hoje, precisamos ser um rebanho com um único pastor, o nosso amado Papa Francisco, para ele as nossas preces, orações, comunhão de amor e fidelidade.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.