19 Jun 2016

Tome a sua cruz e siga Jesus

Renunciar a si mesmo é ter a disposição de carregar a cruz, as contrariedades e dificuldades próprias da vida de cada um

Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me” (Lucas 9, 23).

O convite para seguir Jesus é dirigido a todos os homens e mulheres. Todos nós somos convidados para ir atrás de Jesus, só não podemos compreender errado o sentido de “renúncia”, porque, para seguir o Senhor, não é necessário deixar de viver, mas assumir a vida com responsabilidade, tomando consciência do que significa viver.

A primeira coisa: aquele que segue Jesus renuncia a si mesmo quando renuncia seu orgulho, egoísmo, soberba e desejos. Seguir Jesus significa colocar a vontade de Deus, a disposição ao Seu Reino e o serviço ao próximo em primeiro lugar.

Renunciar a si mesmo se traduz por: “Nem sempre tenho razão! Não sou o dono da verdade, mas eu sou capaz de ceder e ouvir o outro. Eu sou capaz, acima de tudo, de ouvir Deus quando Ele fala ao meu coração!”. É a disciplina mais exigente e difícil, porém a mais necessária para seguir Jesus.

Somos cheios de cálculos e projeções humanas para as diversas circunstâncias da vida. Entretanto, seguir Jesus quer dizer: desarmar, largar as armas, as munições que levamos conosco, as respostas prontas que temos para as circunstâncias da vida. Precisamos nos moldar com o sentimento evangélico, do coração de Deus; ter uma nova mentalidade, pois a nossa é, muitas vezes, mundana. Quando resolvemos seguir Jesus, deixamos que Ele transforme a nossa mentalidade, para que tenhamos a mente e o coração voltados para os valores evangélicos.

Renunciar a si mesmo é ter a disposição de carregar a cruz, as contrariedades e dificuldades próprias da vida de cada um.

Seguir Jesus não significa que não ficaremos mais doentes, que não teremos mais problemas, dificuldades, provações e que não passaremos por momentos difíceis na vida. Seguir Jesus significa abraçar tudo isso, mas não sozinhos; abraçar com Cristo, com amor, com toda alma e coração a nossa cruz de cada dia.

Se quero renunciar ao meu orgulho e egoísmo, carregar a cada dia minhas obrigações, compromissos e não fugir de minhas responsabilidades, eu posso ir atrás de Jesus, porque Ele vai à frente, ao meu lado, dentro de mim, direcionando-me onde quer que eu vá!

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do padre Roger

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.