06 Nov 2020

Sejamos ousados em levar a luz de Cristo para o mundo

“Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lucas 16,8).

Estamos olhando um senhor elogiar o administrador desonesto porque ele agiu com esperteza em seus negócios. É claro que, esse senhor  é o dono dos negócios e não o Senhor Deus, porque jamais Deus abençoa a desonestidade, e a desonestidade jamais deve ser vivida sob nenhuma justificativa.

Aqui, o mundo usa da desonestidade, da sua esperteza, pois o nome que se dá à desonestidade no mundo é esperteza. Ninguém fala: “Sou desonesto”, o que a pessoa fala é: “Sou esperto”; “Me dou bem nas coisas”. E esse se “dar bem” nas coisas são as falcatruas, é a maneira como a pessoa vai lá e faz os seus negócios às escondidas, muitas vezes, ela leva lucros, se sobressai aos outros, é a esperteza do mundo.

É preciso dizer que não precisamos da esperteza do mundo, não podemos, de forma nenhuma, compactuar com a maldade do mundo. Há aqueles que, inclusive, interpretam errado a Palavra de Deus e querem usar da esperteza; querem, por exemplo, fazer das coisas de Deus negócios para enriquecerem e se dão como exemplo de bons administradores. Essas não são as ferramentas evangélicas.

Nós, que somos a luz, tenhamos a ousadia em levar a luz de Cristo para o mundo em que estamos

A ferramenta para a qual o Evangelho nos chama atenção é: se o mundo usa do que é seu para os seus negócios, precisamos usar do que é de Deus para os negócios d’Ele, mas usar com muito mais agilidade e intrepidez do que o mundo, porque o mundo tem ousadia para fazer o que é errado. O que falta a nós, que somos filhos da luz ou nos julgamos filhos da luz, é, justamente, a ousadia.

Fechamo-nos no nosso mundinho, nos conformamos em cuidar das nossas coisinhas enquanto todo mundo está aí no mundo inteiro para ser evangelizado, conquistado, transformado. Estamos trazendo os ingredientes do mundo para dentro de nós, para as nossas realidades; e veja quais os instrumentos do mundo estão aí:  as brigas, as intrigas, o jogo de interesse, um passar a perna no outro, um sentir-se melhor do que o outro, as pessoas estão competindo dentro da Igreja; quem pode mais, quem é mais, quem fala mais, prega mais, quem manda mais.

Não precisamos dos instrumentos mundanos, o que precisamos é da santidade, da intrepidez evangélica, da ousadia de Jesus e de Paulo, para evangelizarmos, anunciarmos e nos convertermos a cada dia, porque os filhos da luz precisam ser luz, porque os filhos das trevas têm sido trevas no mundo e elas têm crescido nele. Nós, que somos a luz, tenhamos a ousadia em levar a luz de Cristo para o mundo em que estamos.

Deus abençoe você!  

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.